* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

7 dicas para os 7 dias antes da Maratona

1st marathon

O dia do grande desafio e superação pessoal está já aí! Precisamente no próximo Domingo, dia 21 de Maio, em Copenhaga.

A esta altura do “campeonato” vamo-nos lembrando das pessoas que nos foram dando dicas, inspirando e acompanhando ao longo do percurso que nos levou até aqui. Como não podia deixar de ser, pedi ao Pedro Vieira, meu colega de faculdade, publicitário, atleta de triatlo, com uma larga experiência em maratonas, e provas de Iron Man, e mentor da Lisbon City Runners, para me elucidar sobre como deveria ser a última semana pré-prova. Aqui ficam as 7 dicas para os 7 dias antes da maratona que servem para mim, como para todos os maratonistas:

1) Nada de treinos de última hora. Se não treinaste, já não há nada a fazer. As adaptações fisiológicas demoram cerca de duas semanas. Isto quer dizer que, não precisas de te preocupar por teres apenas treinos curtos para fazer, pois também não há tempo para perder condição física.

2)  Poupa as pernas. Não passes muito tempo em pé. Isto aplica-se especialmente a maratonas no estrangeiro, onde a tentação para andar a passear é grande. E passear, refere-se também à feira da maratona. Com o entusiasmo, por vezes, os atletas andam quilómetros e nem dão por isso.

3) Não deixes nada para a última hora. Utiliza os dias anteriores para garantir que todo o equipamento está pronto. Inclui-se aqui a nutrição, plano nutricional para o dia da prova, alimentação para o dia e véspera, logística do dia e estudo do percurso. Isto evita stress e permite que te foques apenas no que importa.

4) Nada de estreias durante esta semana. Claro que o mais importante é o equipamento, mas é também importante que não se experimente nada a nível alimentar. Nunca se sabe que efeito pode ter. E pode não ser agradável.

5) Nos dias anteriores, corta nas fibras e aumenta os hidratos de carbono – vais precisar deles. Aproveita também para hidratar. Uma forma de o fazer é passar a beber apenas bebida isotónica que acrescenta minerais ao corpo (a água simples, limpa os minerais do organismo). Podes também acrescentar um pouco de sal à comida, caso a previsão meteorológica seja de calor para o dia da prova. Cortar no café também pode ser uma opção para nos mantermos mais calmos e melhorar a qualidade do sono. Com tanta adrenalina, não é preciso cafeína.

6) Cumpre o teu plano de corrida à risca. Se treinaste para fazer a maratona em 4 horas, não corras para 3h45, porque isso não vai acontecer. Costuma-se dizer que o desempenho não vai subir ao nível das expectativas mas sim, descer ao nível do treino.

7) Diverte-te. Lembra-te que já não vais aos jogos olímpicos. Estás a correr porque gostas, porque é um desafio teu. Ninguém te obrigou. E lembra-te disso quando estiver a doer muito, porque vai doer. Mas a realização de cruzar a meta supera todas as dores.

Em modo de conclusão, lembra-te que já és uma maratonista. Conquistaste isso durante os treinos longos, intensos, ao frio e chuva. No dia da prova, só vais lá buscar a medalha. Boa prova.

Obrigada, Pedro, pela valiosa ajuda!

Raquel

It’s Up to You

1st Marathone

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code