* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

A arte de substituir para se alimentar bem e sentir-se melhor!

13/01/2015

image

Nota: Frango à Brás com batata doce em substituição das batatas fritas às tirinhas.

Optar por um estilo de vida saudável implica ter uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico. Nada que por entre linhas já não saibamos.

Para muitos de nós a mudança de estilo de vida assusta! Calma! Decidir mudar não tem de necessariamente implicar romper com a sua rotina, mas sim adaptá-la a novas experiências que, uma vez fazendo-nos sentir melhor, a pouco e pouco, vão-se tornando novos hábitos.

A título de curiosidade, sabia que levamos 21 dias para ganhar um novo hábito e apenas 3 para perder um existente? Pois é, vale a pena reconhecer os maus hábitos que vêm detrás que nos desequilibram, tomar a decisão de perdê-los, para dar lugar a outros que prometem uma “lufada de ar fresco” e um novo rumo na sua vida!

Na consulta tantas vezes me deparo com o mesmo testemunho quando pergunto: “o que costuma tomar ao Pequeno-almoço?”. A resposta repete-se vezes sem conta: “tomo o mesmo pequeno-almoço há anos, pão com manteiga e leite com café.

O hábito intrínseco satura o organismo. O corpo precisa de energia nova para se esforçar a reconhecê-la (como boa) e utilizá-la eficientemente nas suas várias funções: respiração, digestão, gasto energético – atividade física, atividade diária e em repouso. Só assim se renova e não acumula gordura.

Optar por um estilo de vida saudável pode até ser bem divertido e simples. Falando de alimentação, vou dar exemplos de substituições alimentares que podemos fazer e mostrar que a arte de substituir uns alimentos por outros pode trazer resultados surpreendentes. Não só é divertido como nos traz novidade nos cheiros, sabores e texturas dos alimentos que nos permitimos experimentar.

Surpreenda-se com as sugestões que se seguem para cozinhar, bem como algumas dicas de substituição que garantem melhorar o perfil nutricional da sua Alimentação Diária e reduzir substancialmente a ingestão de gorduras “más”, açúcar e calorias extra.

image

Comece por reduzir os produtos processados e optar pelos frescos e naturais. Na ausência de legumes frescos deve optar pelos congelados. Naquele momento de “aperto” em que o doce apetece mais do que a capacidade de lhe dizer “não”, opte por 1 banana, sacia de imediato e normaliza os níveis de açúcar no sangue. Deixe as bolachas, biscoitos e bolos diversos de lado, são calorias vazias que mais tarde o corpo não utiliza, acumula. Opte por frutos secos, sementes e frutas desidratadas ao natural, saciam e fornecem açúcares naturais da fruta e gordura da melhor, a que o corpo dispensa, facilmente “queima” durante o exercício físico.

Experimente substituir e descubra como pode cozinhar com alimentos diferentes que mantêm as texturas crocantes de que gosta e sabores aproximados que se tornam interessantes por darem um novo “glamour” aos seus pratos.

It´s UP to You!

Joana Ávila _ Nutricionista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code