* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Bolo de Cacau e Alfarroba

 

Processed with VSCOcam with f2 preset

Quando criei o blog não tinha o propósito de partilhar receitas de bolos como se não houvesse amanhã :-). Mas … e indo às minhas reminiscências, lembro-me de passar tardes inteiras na cozinha a fazer bolachas e bolos e doces e mais doces, em alternativa ao estudo. Agora, realizo que deve ter sido pelo facto de voltar a estudar, que me tem levado a fazer mais “coisas” doces, com a diferença de agora serem saudáveis!

Ainda não invento receitas doces, pode ser que um dia lá chegue, mas já sei fazer adaptações com alguma segurança. Assim, quando não tenho um ou outro ingrediente facilmente arranjo um substituto à altura, ou faço algumas alterações mesmo por opção.

Hoje partilho a receita adaptada do “Bolo de alfarroba com creme de natas e chocolate” do livro “Cozinha Vegetariana para quem quer ser saudável”, de Gabriela Oliveira, ao qual retirei o creme de natas e mantive a cobertura de chocolate, entre outras pequenas alterações.

Não quero deixar de lembrar que a Gabriela teve um papel muito importante no desligar do “complicómetro” que tinha em relação à cozinha “saudável”, que há quem lhe chame “vegetariana”, outros “crua”, outros “sem glúten”, que para mim, é a ligação e convivência saudável entre todas estas vertentes de cozinha.

Processed with VSCOcam with f2 preset

Ingredientes:

1 cháv. de farinha de espelta ou centeio

1 cháv. de farinha de arroz

1 cháv. de açúcar de coco

3 c. sopa de farinha de alfarroba

1 c. de sopa de cacau em pó

1 c. café de gengibre

1 c. de café de bicarbonato de sódio

1 c. sopa de fermento em pó

1 cháv. de leite vegetal

½ cháv. de óleo

1 c. sopa de sumo de limão

  • Cobertura:

4 c. sopa de natas de soja

1 c. de sopa de açúcar amarelo

100 gr de chocolate preto 70% cacau

Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com  óleo uma forma de coroa com aprox. 22-24cm.
  2. Misture os ingredientes secos numa taça grande (na receita diz para passar por uma peneira, mas não foi o caso): farinhas, o açúcar, o cacau, o gengibre, o fermento e o bicarbonato. Numa outra taça misture os líquidos: leite, óleo e sumo de limão.
  3. Verta a mistura líquida na taça das farinhas e bata com uma vara de arame durante cerca de 1 minuto.
  4. Para a cobertura, leve ao lume as natas e o açúcar até este se dissolver. Retire do lume e junte o chocolate e mexa até derreter.
  5. Deite a mistura na forma e leve ao forno 180ºC durante 25 a 30 minutos. Deixe o bolo arrefecer na forma antes de desenformar.
  6. Coloque o bolo num prato e cubra-o com a cobertura de chocolate ainda morna.

Bom apetite e divirtam-se na preparar algo que vos vai tornar mais felizes!

It’s Up to You!

Raquel

Processed with VSCOcam with a5 preset

 

 

 

6 thoughts on “Bolo de Cacau e Alfarroba”

  1. E que bolinho bom!
    O importante é não exagerar nos doces, comer com prazer e tentar que se adaptem aos nossos dias e hábitos. Eu tanto gosto de algo bem pecaminoso, como de algo mais leve e sem açúcar refinado.
    O que sei é que adoro bolinhos! E adoro cacau e alfarroba. Costumo fazer um com esses sabores com a base do bolo de iogurte, que ajuda sempre a inventar e reinventar.
    Um beijinho e dá cá uma fatia.

    1. Raquel Fortes diz:

      Olá Inês,
      É mesmo isso! O equilíbrio acima de tudo! Também adoro fazer doces, agora que comecei a “inventar/adaptar” um pouco as receitas que vou selecionando para experimentar.
      Temos de combinar um encontro de partilha de fatias :-).
      Um beijinho

  2. Ana Assunão diz:

    Bom dia, Tentei fazer esta receita, mas o bolo não ficou nada parecido! Não cresceu e a massa estava longe de ficar líquida quando pus na forma! Que tipo de chávena usou? A quantidade de leite enumerada está correta? Obrigada!

    1. Raquel Fortes diz:

      Olá Ana, bom dia!

      Que pena que não resultou à primeira. Quanto à medida, segundo medidas universais, uma chávena corresponde a 16 colheres de sopa, no caso das farinhas, e 250ml nos ingredientes líquidos. Quanto à escolha das farinhas, opte pela de espelta, ou no limite, meia chávena de espelta com meia chávena de centeio, sendo que a centeio deve ser sempre peneirada para ficar mais leve. Quando aos líquidos foram esses que coloquei, mas se achar que fica muito espesso, coloque um pouco mais de leite vegetal até ficar com uma consistência mais leve que permita crescer quando for ao forno.

      Espero ter esclarecido as suas questões e que a próxima experiência seja bem sucedida. Vá dando notícias.

      Obrigada pelo contacto.
      Raquel

  3. Boa tarde,

    Andava à procura de bolos com farinha de centeio e cheguei aqui 🙂 O bolo tem um aspeto delicioso pretendo testá-lo nos próximos dias, só tenho uma dúvida, não leva ovos propositadamente?

    Obrigada pela partilha!

    1. Raquel Fortes diz:

      Olá, boa tarde!

      A receita não tem propositadamente ovos porque faz parte de uma fase em que andava a testar fazer bolos vegan.
      Depois conte como correu a experiência!
      Muito obrigada pela partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code