* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Cogulemos Portobello Recheados

Há muito que queria experimentar cogumelos portobello. Fui consultar o último livro da Gabriela Oliveira, porque sei que gosta muito de incluir estes cogumelos nas suas receitas, e lá estava na categoria “Pratos Principais”.

A receita original inclui duas fatias de tofu, mas como neste caso se tratava de uma entrada, optei por retirar. Acrescentei ainda um pouco de natas de soja no final para gratinar melhor.

Ingredientes (4 doses):
– 4 cogumelos portobello
– 1 beringela pequena
– 1 curgete pequena
– 1 cebola
– 4 dentes de alho
– 1 chávena de molho de tomate
– molho de soja ou sal marinho q.b.
– pimentão-doce, tomilho, manjericão em pó e pimenta
– preta q.b.
– azeite q.b.
– salsa para servir
– ½ chávena de natas de soja

Preparação:
Lave os cogumelos, retire os caules e pique o interior com um palito (importante para que a parte interior do cogumelo se torne mais concava e com isso conseguirmos colocar o recheio sem que derrame para fora).
Refogue a cebola e o alho num fio de azeite até ficar macia e junte a beringela e a curgete até amolecerem também. Junte os temperos (molho de soja, tomilho, manjericão, pimentão-doce e pimenta preta moída na hora. Adicione a chávena de molho de tomate e envolva bem. No final, acrescente as natas e misture.
Unte o tabuleiro com um fio de azeite, coloque os cogumelos e recheio-os com o preparado. Para quem goste, pode acrescentar queijo ralado por cima.
Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC , cerca de 20 a 25 minutos ou até gratinar. Pode servir com salsa picada por cima.

Sobre o que os cogumelos têm de bom para nos dar:

Existem muitas variedades de cogumelos, sendo os mais comuns os cogumelos brancos, cogumelos crimini e cogumelos portobello. De todos estes, o cogumelo branco é o que se encontra mais facilmente, e que, muitas vezes, adorna as saladas. O cogumelo crimini, que se parece apenas com o botão e adquire um tom de castanho, cor de café, possui um sabor mais distinto. O cogumelo portobello, utilizado nesta receita, cujo grande tamanho e sabor a carne o torna numa ótima entrada vegetariana, é na verdade um cogumelo crimini excessivamente desenvolvido. O nome científico para estes cogumelos é Agaricus Bisporus.

Benefícios para a saúde:

– Melhora o sistema imunitário
– Previne a doença de Alzheimer
– Uma excelente fonte de antioxidantes
– Diminui o colestrol
– Bom para quem tem doenças na tiroide
– Rico em ácido fólico

It’s Up to You!
Raquel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code