* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Crepes de Espinafres “Sem Glúten”

Processed with VSCOcam with f2 preset

Estava para fazer estes crepes há muito tempo, mas faltava a parte mais importante, a receita. A primeira vez que os provei foi na “Música do Salão“, conceito inovador da minha amiga Patrícia Vasconcelos , onde canta e encanta, cozinha, tudo saudável, para receber da melhor forma.

Os crepes são tão bons, mas tão bons, que nunca mais me saíram da cabeça e, finalmente, enquanto esperávamos para entrar numa reunião, a Patrícia lá me passou a receita, com todo o entusiasmo e disponibilidade, tão lhe são características, com a “assustadora” introdução “faço a olho”.

Pois bem! Pensei, vou fazer, registo as quantidades e depois, se sair bem, partilho no blog.

Qual é o meu espanto quando dou por mim a fazer também tudo a olho, sem me lembrar de registar nada.

Passo a explicar exactamente o que me foi passado e se eu consegui, “agarrada” que sou a receitas, qualquer pessoa consegue.

Ingredientes (5 crepes):

– 1 ovo

– leite sem glutén, neste caso, de avelã sem adição de açúcar

– 1/2 farinha de aveia (ou alternativa) – Atenção, se for celíaco não arrisque utilizar uma farinha de aveia qualquer, deverá comprar uma que refira especificamente na embalagem “sem glúten”

– 1/2 farinha de arroz (ou alternativa)

– 1 molho de espinafres

– sal marinho

Preparação:

Colocam-se os espinafres a cozer a vapor. Entretanto bate-se o ovo e vai-se juntando o leite e a farinha até ficar com a consistência cremosa característica da massa de crepes. Depois de cozidos, espremem muito bem os espinafres com as mãos, até ficarem com o mínimo de água, nesta caso, piquei e juntei à mistura e mexi bem, mas na receita original, depois de se juntar à massa, tritura-se tudo e fica uma massa verde clarinha, mais apetecível aos olhos, sobretudo das crianças :-).

Processed with VSCOcam with f2 preset

Quanto ao recheio é inventar. Neste caso piquei tomate, pepino, beterraba, cenouras e iogurte sem lactose com coentros picados, uma colher de café de mel, uma colher de chá de mostarda dijon e sal.

Processed with VSCOcam with f2 preset

Resta-me desejar a mesma sorte que tive!

It’s Up to You!

Raquel

 

 

 

2 thoughts on “Crepes de Espinafres “Sem Glúten””

  1. Adriana Pereira diz:

    Olá ❤ relativamente à farinha de arroz, costuma comprar ou faz em casa? Obrigada e já agora ótimo aspeto 😊

    1. Raquel Fortes diz:

      Olá Adriana,
      Obrigada 🙂
      Costumo comprar a farinha de arroz integral crua da Próvida e mais recentemente comprei no Biomercado (Perto do Saldanha) uma farinha de arroz Integral de produção biológica e, sem glúten, da marca Reis Mehl, Vollkorn.
      Beijinhos,
      Raquel

Deixe uma resposta