* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Lasanha low carb

Processed with VSCO with f2 preset

Dias quentes pedem refeições frescas. Mas como há dias quentes com noites frias, mesmo no verão, nessas alturas apetece comer algo quente e leve. Uma lasanha bolonhesa com courgette e brócolos em vez de massa pode ser uma boa solução.

É também uma excelente opção para quem pretende cortar nos hidratos de carbono (HC) à noite ou para quem estiver a fazer uma dieta cetogénica, que se traduz numa ingestão minúscula de hidratos de carbono (5% do valor energético total da dieta) com o objetivo de esgotar as reservas de hidrato de carbono no músculo e no fígado. O organismo tem de encontrar uma fonte de energia alternativa à glicose, proveniente os HC, altura em que o fígado consegue produzir os chamados corpos católicos, provenientes do tecido adiposo (gordura), que conseguem passar a barreira hemato-encefálica e servir de combustível ao cérebro, bem como a outros tecidos. Caso pretenda fazer um tratamento cetogénico, mais correto do que dieta, este deve ser acompanhado por um especialista para que não obtenha o efeito inverso do pretendido: aumento do apetite, perda de massa muscular, retenção de líquidos, acumulação de gordura na zona visceral e um grande desejo por doces.

Aqui fica o registo de uma experiência gastronómica que correu bem!

Ingredientes:

– 500 gr de carne picada

– 1 embalagens de tomate aos pedaços

– 1 cebola roxa

– 2 alhos picados

– 4 col. sopa de azeite

– 2 colheres de sopa de Azeite

– 1 courgette grande

– 8 ramos de brócolos

Para o molho:

– 2 col. de sopa de azeite

– 1 col. de sob. de limão

– 1 col. chá de orégãos

– 1 col. de sobremesa de mostarda Dijon

– Sal

Preparação:

– Começar por fazer um refogado com cebola, azeite e alho. Quando a cebola estiver a ficar transparente junte a carne picada, mexa, tape e deixe apurar. Assim que a carne estiver cozida junte o tomate em pedaços que, entretanto, foi triturado e os orégãos.

– Em seguida corte a courgette às tiras largas longitudinais e lave os brócolos.

– Unte um pirex com azeite e comece por colocar duas camadas de courgette, em seguida a carne à bolonhesa e alguns brócolos por cima. Em seguida coloque mais uma boa camada de tiras de courgette e os restantes brócolos.

– Por fim, coloca-se o azeite, o limão, os orégãos, a mostrada Dijon e o sal num frasco, aba-se muito bem e espalha-se por cima da última camada de courgette e brócolos. Vai ao forno durante 30 minutos e está pronto.

Boas férias e boas noites frias de verão!

It’s Up to You!

Raquel

Processed with VSCO with f2 preset

Processed with VSCO with f2 preset

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code