* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

O Pequeno-almoço ideal para perder peso!

22/04/2015

image

A alimentação saudável está acima de qualquer dieta ou objetivo quantitativo. Independentemente de querer perder ou ganhar peso, deve ter sempre atenção ao que come. Mas, como a praia está aí à porta, vamos lá juntar o útil e necessário ao nosso bem-estar ao agradável que consiste em nos vermos como queremos!

Neste post vou partilhar uma sugestão de pequeno-almoço saudável, da autoria de um médico endócrinologista, que tem como objetivo ser o mais completo em termos de nutrientes, de forma a saciar a forma ao longo do dia.

No outro dia discutia-se, num dos grupos do whatapp, quais as frutas mais indicadas para comer de manhã. Assim sendo, começo por aqui, uma vez que o pequeno-almoço deve sempre conter uma peça de fruta, entre elas: 1 kiwi, 2 fatias de ananás ou abacaxi, 1 toranja vermelha, 10 bagos de uvas, ½ papaya, ½ manga, ½ mamão, mirtilos (80gr.).

Antes mesmo de colocar qualquer alimento na boca, deverá beber em jejum (desculpem a redundância) um copo de água morna com o sumo de meio limão, ou o que aguentar.

À fruta deve-se acrescentar os hidratos de carbono e alguma gordura ou proteína, pão de centeio, de aveia ou de espelta (a medida certa são 60gr ou duas fatias de pão de forma), com manteiga Mimosa ou Milhafre ou umas fatias de fiambre de aves. A bebida a acompanhar deve variar entre: chá (todos exceto o preto), café ou cevada.
Como alternativa ao exposto acima, e para os “juice lovers” como é o meu caso, podemos fazer um batido de fruta, idealmente, com a seguinte composição:
–  ½    papaya ou ½ manga ou ½ mamão
– 1 copo de água (120ml a 150 ml)
– sumo de meio limão (opcional)
– 2 colheres de sopa de flocos de aveia (Marca recomendada: Salutem)
A meio da manhã antes que a fome comece a apertar, porque para mim o pequeno-almoço só acaba quando me sento à mesa para almoçar , comer uns frutos secos naturais (sem serem tostados nem fritos), nas seguintes quantidades:
– Cinco ½ Nozes
– 10 Amêndoas
– 10 Avelãs
– Pinhões ou Sementes de Girassol ou Pevides de Abóbora (10gr)

Por opção ao frutos secos, como já referi num post anterior, pode comer dois quadrados de chocolate preto (70% a 75% cacau).

It’s Up to You começar o dia da melhor forma e com a alimentação mais indicada ao objetivo que pretende atingir!
Raquel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code