* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

O prazer da comida, sem culpa!

image

10/11/2014

Adoro comer, sempre adorei! Em criança, as festas de aniversário transformavam-se em verdadeiros festivais gastronómicos, onde abundavam os croquetes, as batatas fritas, os rebuçados, o bolo de aniversário, as bombocas, entre muitas outras guloseimas. Eu tinha um objetivo. Experimentar um bocadinho de tudo.

O gosto pela comida foi-se mantendo e durante a vida de estudante passava muitas horas na cozinha a fazer bolos e bolachas. Era o escape que tinha para relaxar dos estudos. Sempre gostei de cozinhar, mas era uma satisfação com um sabor amargo no final, por achar que não podia comer tudo o que queria ou gostaria.

O pouco tempo que tinha na altura da adolescência e início da idade adulta associado à ideia de que se cozinhasse o manjar dos deuses, ia abusar, engordar e ter mais trabalho para voltar à linha, fez com que o gosto pela cozinha se fosse perdendo. Foram precisos passarem-se largos anos, muita pesquisa e interesse pela área da nutrição, para perceber que existe uma enorme variedade de opções saudáveis e, desde que bem combinadas, contribuem para assimilarmos os nutrientes certos e, entre muitas outras vantagens, não resultam em aumento de peso.

Os sumos detox também contribuíram muito para esta minha nova aventura. Comecei por comprar livros de sumos verdes, vermelhos, etc., a ler vários blogues da área e a seguir várias páginas no Facebook, das quais me chamou à atenção a “Cozinha Vegetariana” de Gabriela Oliveira, pela forma fácil e útil com que chega às pessoas, que me fez ter uma vontade imediata de comprar o seu livro “Cozinha Vegetariana para quem quer poupar”.

Ao fim de algumas tentativas consegui finalmente participar num dos workshops da Gabriela (https://www.facebook.com/pages/Cozinha-Vegetariana-Gabriela-Oliveira/226083647596792?hc_location=timeline), com a feliz coincidência de ter decorrido no 39 Degraus, Restaurante Bar, na Cinemateca Portuguesa, local ideal para qualquer apaixonado por cinema, como eu. Confirmou-se o que esperava, a Gabriela é uma excelente comunicadora, percebe as necessidades e objetivos das pessoas que tem à sua frente e dá as dicas certas para que saiam de lá ainda mais motivadas em continuarem o seu caminho da alimentação saudável.

Eu saí motivada e inspirada para encontrar cada vez mais opções de alimentação saudável, independente de terem carne, peixe, tofu ou seitan, ou nenhum destes ingredientes, o importante é sabermos cozinhar de forma saudável, utilizarmos muitos legumes e frutas, diversificar nas leguminosas, frutos secos e sementes, evitar o consumo de gorduras saturadas e produtos refinados, o sal e o açúcar, que nos permite viver com mais energia, boa disposição e a apreciar a comida (vida) sem culpa.

It’s Up to you!

Raquel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code