* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Obesidade: O que está desequilibrado na balança?

image

Decorreu no passado mês de Maio o XIV Congresso de Nutrição e Alimentação no qual estive presente e onde tive a oportunidade de assistir a conferências bastante interessantes.

Destaco a conferência sobre a obesidade e as principais razões por ser um fenómeno em crescimento nos últimos anos.
Elisabete Ramos, nutricionista e docente da Faculdade de Medicina do Porto, que tem dedicado parte a sua vida à investigação, concluiu que os fatores determinantes para a obesidade nada têm a ver com a escolha individual, mas com o contexto onde as pessoas estão inseridas. Referiu ainda que tem-se erradamente dado foco ao individuo quando a questão principal se deve à intervenção ao nível das condições e contextos envolventes, dando como exemplo, a necessidade de se aumentar as hipóteses de locais para prática de exercício físico a baixos custos.

Esta revelação reflete uma mudança de paradigma. A resolução do problema da obesidade é uma questão de saúde pública, que deverá ser olhada e analisada pelos responsáveis da área de desporto de cada município, que resulte na criação de mais condições para a prática de exercício físico.

O exercício físico contribui para um ganho de energia e melhora a regulação do apetite versos saciedade.

It’s Up to You

Raquel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code