* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Preparado para o que “der e vier”?

image

Já aqui falámos sobre o pequeno-almoço ideal para ficar preparado para os dias de festa. Agora partilhamos mais alguns conselhos sobre alguns cuidados a ter ao longo do dia, para evitar ao máximo chegar ao ponto de só lhe apetecer dizer “Estou que nem posso!”

Assim, durante os próximos dias, antes e depois das festas, faça refeições leves, aposte no peixe ou ovos com legumes diversos (brócolos, feijão verde, couves, beringela, courgete e espinafres, são ricos em fibra e saciam) e salada fresca (alfaces e rúcula, tomate, cenoura crua). Coma 3 peças de fruta por dia, maçã, laranja, kiwi, abacaxi e papaia, devem ser ingeridas sempre fora das refeições.

Antes de uma refeição mais “pesada” coma uma rodela de abacaxi, as suas enzimas digestivas vão preparar o estômago para receber a gordura dos alimentos e promover uma digestão mais eficiente e rápida. Fique até 4 horas sem comer, tendo esta orientação, vai evitar o petisco constante e controlar o “pecado de gula” . Delicie-se, mas com moderação!

E nos almoços ou jantares de Natal, o que fazer?

Se é certo que irá ter um almoço ou jantar de Natal e que para si será inevitável terminar com sobremesa, opte primeiro por uma refeição mais leve e equilibrada. Evite a célebre tendência de comer carne ou peixe apenas com salada crua. Infelizmente é um erro comum que em vez de saciar, despertará em pouco tempo o seu apetite para qualquer alimento composto de farinha e açúcar (ex. pão, bolacha, etc.) ou simplesmente um doce que esteja à “mão de semear” (ex. chocolate). Ocupe mais de metade do seu prato com legumes cozidos, estufados ou salteados, por serem ricos em fibra, e quando combinados com uma fonte de proteína (carne ou peixe ou ovo) dar-lhe-ão saciedade e sensação de bem-estar. Por opção, neste exemplo específico, aconselho a moderar os alimentos mais energéticos como o arroz, batata ou massa para então dar lugar à sobremesa. Para ajudar a digestão, termine com um chá digestivo, por ex. hortelã-pimenta.

Comece a semana em grande e entre no seu Natal para gozar cada prazer em pleno. Depois da festa, o “Amanhã” é outro dia!

It’s Up to You preparar-se para os próximos dias que aí vêm!

Joana Ávila _ Nutricionista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code