* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Risotto de Beterraba e Courgette


Domingo é quase sempre dia de experimentar uma receita improvisada para o almoço ou jantar, com o que há por casa!

Desta vez o mote foi o caldo de legumes que tinha guardado da última vez que fiz sopa, onde coloquei água a mais exatamente para sobrar para um futuro risotto de base vegetariana.

Cruzei os olhos com um frasco de vidro com arroz de risotto de beterraba comprado na Casa a Granel, e deu-se o clique para a receita que vos deixo hoje.

Duração:

– 20 min. só risotto

– 60 min. caldo de legumes e risotto

Quantidade:

– 2 boas doses

– 4 mini doses

Ingredientes:

– 3 alhos

– 50g de Azeite

– 1 colher de café de 3 pimentas em grão

– 1 colher de café de sal marinho

– 1 chávena de arroz para risotto de beterraba

– 2,5 chávenas de caldo de legumes

– 1 cougette pequena

– Queijo Parmesão Ralado

Sopa e caldo legumes:

– 1kg de courgette

– 1 cebola grande

– 3 alhos

– uma mão cheia de coentros

– medida de água um pouco a mais do necessário para a sopa

Preparação:

Se não tem caldo de legumes guardado de outras aventuras :-), comece por fazer uma sopa de courgette. Coloque numa panela 1kg de courgette (cerca de 4 a 5 médias), uma cebola, três alhos, coentros e água a mais do que a necessária para a sopa em questão e deixe cozer durante cerca de 40 minutos.

Corte a courgette pequena ao alto, em quatro partes, e depois na horizontal, para os pedaços ganharem uma forma triangular. Misture duas colheres de sopa de azeite e uma colher de café de alho em pó à courgette, misture muito bem e leve ao forno durante 15 minutos, num receipiente apropriado.

Coloque no copo da Bimby, ou robot de cozinha, o alho, o azeite, a mistura das três primentas, triture bem e deixe refogar durante três minutos.

Passe o refogado para um tacho (ou mantenha no robot de cozinha se dominar a cozedura de risottos nestes equipamentos) e coloque o arroz. Deixe fritar um pouco para ganhar o sabor do refogado e vá acrescentando o caldo de legumes, que sobrou da sopa, aos poucos e sem parar de mexer, até o arroz ficar cozido. Pouco antes do risotto estar pronto, prove e acrescente o sal, se achar necessário. Em seguida adicione a courgette que acabou de assar no forno, envolva tudo muito bem, e deixe cozer mais dois minutos.

Por fim, sirva em pratos com forma de taça e coloque queijo parmesão, ralado na altura, por cima.

Com esta receita consegue ter as refeições principais do dia feitas. O risotto para o almoço e uma sopa de courgette e coentros sem batata para um jantar de domingo bem leve.

It’s Up to You!

Raquel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code