* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

share your healthy mood _ 8º testemunho

image

Nesta época natalícia, escolhemos o testemunho “Share Your Healthy Mood”, já enviado há algum tempo pela Filipa, empresária de 37 anos, mãe de 3 filhas, que partilha uma dica sobre o que fazer no dia seguinte a um jantar ou dia de excessos. No parecer ao testemunho, a nutricionista, Joana Ávila, acrescenta que se quisermos utilizar a energia a mais, ingerida no dia anterior, devemos aumentar um pouco a carga de exercício físico, no dia seguinte, em tempo e esforço, que irá ativar o nosso metabolismo recuperando o seu equilíbrio e bem-estar. A fotografia enviada pela Filipa representa o exemplo saudável que pretende passar e dar às suas filhas, que já adoram sopas, saladas e legumes! Well-done Filipa! 

Idade: 37

Profissão: Empresária

1 – Num dia de semana, sem muito tempo, o que costuma tomar ao pequeno-almoço?

Todos os dias como torrada (pão de espelta ou outro escuro) com manteiga magra ou Alpro soja e uma chávena de café (cafeteira). Nos dias após a jantares ou eventos apenas como abacaxi até duas horas antes de almoçar.

2 – Qual a refeição do dia que dá mais importância e porquê?

Gosto especialmente do jantar porque já tenho as minhas filhas e o meu marido comigo e partilhamos esta refeição a 5.

3 – Costuma beber alguma coisa às refeições? E durante o dia?

Sim, água ou vinho tinto.

4 – Qual o alimento que não passa muito tempo sem comer?

CHOCOLATE! E Legumes, como todos os dias, todos.

5- E qual a “relação” que tem com os legumes? Fazem parte do seu dia-a-dia?

Sim, adoro e são a base da minha alimentação. Não passo sem uma boa salada.

6 – Faz exercício físico? Quantas vezes por semana? E qual/quais? 

Sim, 2 a 3 vezes por semana. Corro na passadeira, TRX, Bike.

7 – Quando está num pico de stress, pensa, agora punha tudo de lado e ia … (fazer o quê)?

Beber um copo de vinho e ler um livro (final da tarde), beber uma chávena de café e ler um livro (manhã e tarde) e acompanhar com dois ou três quadrados de chocolate negro.

Resposta:

Olá Filipa! Obrigado pela sua partilha! É sem dúvida uma pessoa que se preocupa com o seu bem-estar físico. Ao ler as respostas ao seu questionário, realço o equilíbrio na sua alimentação e estilo de vida. Deixo apenas um conselho para a questão nº 1 que fala sobre o pequeno-almoço (PA), quando refere que opta por abacaxi caso tenha cometido um excesso no dia anterior. É de salientar a sua preocupação. As rodelas de abacaxi são sim uma excelente opção para consumir 30’ antes da refeição atípica que se avizinha. Na sua composição, as enzimas digestivas são um aliado na digestão intervindo na absorção da gordura. Não se deve alterar as refeições em função de um excesso alimentar, deve-se sim começar o dia como um novo dia, tomar um PA como de costume ou variar entre outros alimentos, é a variedade que se quebra a rotina! E desta forma poderá também ingerir diferentes fontes de fibra e energia, por ex. iogurte, granola ou aveia, tostas de aveia, requeijão, fruta fresca, chá ou café. Se quiser utilizar a energia a mais que ingeriu no dia anterior deverá, no dia seguinte, aumentar um pouco a carga de exercício físico em tempo e esforço, isso irá ativar o seu metabolismo recuperando o seu equilíbrio e bem-estar.

It’s Up to You!

Joana Ávila _ Nutricionista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code