* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Sumo de beterraba e performance desportiva, qual a relação?

sumo de beterraba aumenta a força
Quando pensamos no que comer antes de ir treinar, devemos primeiro programar o dia para que o façamos cerca de uma hora antes da prática de exercício. Por isso, quando treino de manhã o sumo fica sempre para depois. Treinar à hora do almoço ou ao final do dia tem a vantagem de podermos definir a hora das refeições do dia tendo em conta a hora do treino.

Muito se tem falado e escrito sobre o fato da beterraba e, mais especificamente, o sumo de beterraba ser um bom pré-treino por aumentar a força e diminuir a fadiga muscular. De tudo o que li, pareceram-me bastante sensatas as seguintes conclusões:

– é unânime que o sumo de beterraba aumenta os níveis sanguíneos de sódio;

– os níveis sanguíneos elevados de sódio reduzem a pressão arterial de indivíduos sedentários;

A questão que se coloca é se o sódio realmente melhora a performance do atleta. E isso depende de dois fatores importantes:

Performance do atleta / intensidade desportiva:

  • Atletas iniciantes e amadores podem sentir uma melhoria no seu rendimento. Atletas semiprofissionais e profissionais não apresentam melhoria de rendimento.
  • Em atividades de curta duração existe uma melhoria na performance relacionada com os níveis sanguíneos elevados de sódio, fato que não acontece em atividades de resistência (ups… lá se vai uma boa dica para os maratonistas).

Ou seja, aparentemente a modalidade desportiva não tem relação com o benefício do sódio, mas sim com a duração e intensidade da atividade.

Quanto à altura em que deve ser consumido, se o importante é elevar os níveis sanguíneos de sódio, isso não acontece de forma imediata. É preciso que o consumo do sumo de beterraba, ou de sódio em forma de suplemento, seja tomado de forma regular. 

Quanto à toma: fazê-lo diariamente, tomando 500ml de sumo de beterraba ou 250g de beterraba crua, que equivale a cerca de 200 mg de sódio por dia.

Inibe a fadiga

Aqui fica a receita do último sumo de beterraba, com a inovação da romã que deu aquele toque maravilhoso!

Ingredientes:

– 1 banana pequena congelada

– 1 romã grande (sumo)

– 1 beterraba pequena e crua

– 6 folhas de hortelã

– 3 cubos de gelo

Preparação:

Colocar todos os ingredientes na liquidificadora, pela ordem do mais pesado e denso para o mais leve, e triturar durante 2 minutos.

Se quiserem ver uma explicação mais pormenorizada de com fazer sumos vitaminados e nutritivos para começar o dia cheios de energia podem ver aqui.

Boa semana!

It’s Up to You!

Raquel

Deixe uma resposta