* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Treino Longo Meia Maratona

Processed with VSCOcam with f2 preset

Ontem foi dia de correr um percurso longo como treino para a Meia Maratona de Lisboa. Já há algum tempo que ouvia falar dos treinos organizados na Pro Runner, acompanhados pela Correr Lisboa e aproveitei para experimentar fazer uma corrida longa organizada e acompanhada por um grupo de corrida.

O ponto de encontro deste Treino Adidas / Correr Lisboa estava assim marcado para as 9h30 na Pro Runner, com as simpáticas premissas: ser gratuito, não precisar de inscrição, bastar aparecer e correr. Tranquilo para quem tinha de deixar o filho num torneio de futebol, em Loures, às 8h30.

Combinei com uma amiga à porta às 9h15. Como cheguei um pouco mais cedo, ainda deu tempo para apanhar uma chuvada forte e repentina dentro do carro, ir beber um café e tirar algumas fotografias.

Processed with VSCOcam with a6 preset

Às 9h15 ainda éramos poucos na loja, mas quanto mais a hora se aproximava das 10h mais pessoas iam aparecendo. Pouco depois das 10h, as responsáveis da Adidas e da Pro Runner deram as boas vindas, congratularam os presentes, pela regularidade e consistência nos treinos, explicaram como iria decorrer o treino e anunciaram o sorteio de dois sapatos Adidas Pro Boost a ser feito no final do treino.

Após a fotografia de grupo, as pessoas agruparam-se junto dos atletas da “Correr Lisboa” correspondentes ao objetivo pessoal de treino. Formaram-se seis grupos: 10km a 5’, a 5’30’’ e a 6’’ e 15km a 5’, a 5’30’’ e a 6’’. Juntei-me ao grupo dos 15km a 6’’.

O treino arrancou logo em seguida. Devíamos ser uns vinte e tal. Começámos todos a correr ao mesmo ritmo, os 6’/km combinados, quando ao fim do primeiro km, três pessoas se destacaram. Não sendo o objetivo de acabar primeiro ou de ir á frente, acabei por me juntar a esse grupo passado pouco tempo, por estar mais de acordo com o meu ritmo. Passado pouco tempo juntou-se mais uma pessoa, passando a ser um grupo de cinco em vez dos 20 e tal de arranque.

Fizemos grande parte do treino todos juntos, três mulheres e dois homens, quando aos 10km, uma das mulheres ficou para trás, aos 12km, estava a ver que ficava eu, mas lá me aguentei e consegui manter o ritmo dos 5’35’’. A rapariga que primeiro se tinha destacado do grupo, resolveu fazer 17km em vez dos 15km, e por isso não deu a volta para trás ao mesmo no local dos restantes. Aos 13km, restava eu e mais dois elementos do grupo, um dele preferiu baixar o ritmo, ficando apenas eu e outro, a terminar o treino à chuva, sem nunca baixar o ritmo.

Recapitulando o treino, faço quase sempre sem phones para não ter a pressão da distância e dos tempos: aos 5km, alguém deu sinal da distância, e na altura pensei que já estaria nos 7km, tirei umas fotografias em andamento e continuei.

Processed with VSCOcam with c2 preset

Aos 7km um dos cinco falou na distância versus tempo feitos e pensei, falta mais de metade. Aos 10km atingi o meu ritmo mais rápido, mas quebrei aos 12km, no muro psicológico quando se tem o objetivo fazer 15km. Nessa altura refugiei-me em pensamentos de praias paradisíacas para me abstrair dos últimos kms que são os que custam sempre mais. Aos 13,5km começou a chover e aos 14,7km quase quase a chegar à rotunda da Pro Runner apareceu-me à frente um muro de meio metro para saltar, que mais parecia uma parece de 2m… e lá chegámos, eu e o que se tinha juntado ao grupo aos 7km, com a ótima sensação de dever mais do que cumprido.

Processed with VSCOcam with c2 preset

Seguiram-se os alongamentos, sorteio da Adidas, entrega de prémios, num ambiente muito mais descontraído, feliz e animado, do que com o que me deparei à chegada ao treino.

Processed with VSCOcam with a5 preset

Quando me dizem que para a próxima devo começar no grupo dos 15km a 5’30’’, apesar de saber que pode ser uma das estratégias para se correr cada vez mais rápido não sei se será a mais indicada para mim. Prefiro sentir que estou a fazer melhor do que o objetivo que me propus inicialmente em vez de +passar todo o treino em permanente esforço físico e psicológico.

Bons treinos!

It’s Up to You!

Raquel