* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Vegetariano por um dia

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Veganismo e nada mais oportuno do que lembrar que apesar de poder parecer estranho ao início, uma boa forma de variarmos nas principais refeições em família é, por exemplo, ter uma refeição vegetariana por semana, com o objetivo de experimentar novos vegetais e aumentar a quantidade de legumes consumida.

Segundo o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF) , há uma prevalência de suplementação em crianças com idade inferior a três anos e em adolescentes, nomeadamente de vitamina D, multivitamínicos e proteína Whey, sendo que podemos encontrá-los de forma natural nos vegetais.

O truque para ir buscar as proteínas equivalentes está em substituir a carne e o peixe pelo uso de vegetais e leguminosas. Por exemplo:

Arroz integral com feijão, grão-de-bico, lentilhas ou ervilhas que potenciam o valor nutricional de cada um dos alimentos. Por exemplo: 100 g de cogumelos já cozinhados têm a mesma quantidade de proteína que 100 g de carne vermelha;

O coco é muito rico em proteína;
As sementes de girassol e de abóbora, os pistácios e as amêndoas são um excelente complemento em saladas vegan quentes ou frias; A fruta e as ervas aromáticas fazem toda a diferença em termos de sabor e no valor nutricional que acrescentam.

It’s Up to You … começar a experimentar ser vegetariano por um dia J

Raquel

Nota: Excerto do livro “Crianças Saudáveis, Famílias Felizes”, das autoras Raquel Fortes e Luísa Fortes da Cunha.

One thought on “Vegetariano por um dia”

  1. Carla diz:

    QUERO SER NOTIFICADA DE NOVOS ARTIGOS POR EMAIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

code