10 dicas na véspera de correr lá fora

fullsizerender

Chegou a hora de preparar a ida para a primeira prova fora de Portugal. Não vão ser os 42km para os quais me tinha inscrito inicialmente, mas vão ser 21km depois da primeira lesão e a estreia de entrar numa prova fora do país.

Pedi ao Pedro Vieira da Lisbon City Runners (LCR), empresa que organiza “corridas city tours em Lisboa, com uma larga experiência na matéria, que me desse cinco dicas de preparação para quem vai correr fora do país. Não foram cinco mas dez:

1) Usar as meias de compressão na viagem de avião;

2) Sábado, dia da prova à noite, tentar passar pouco tempo de pé e pouco tempo ao sol;

3) Substituir a água por bebidas isotónicas durante a véspera e o dia da prova;

4) Se possível, ver o local da partida e o local da meta no dia anterior; 5) Estudar o percurso; ver se há subidas e descidas e tenta perceber onde estão os postos de abastecimento;

6) No caso de se ir acompanhado, combinar de véspera, um ponto de encontro para depois da prova;

7) Ver a temperatura que vai estar à hora da prova e adaptar o vestuário;

8) Pedir a alguém que leve roupa para depois da prova.

9) Não fazer nada de novo, não usar roupa nova, nem correr ou beber nada que já não tenha feito antes.

10) “Diverte-te”.

A última dica aplica-se a qualquer prova, mas é bom nunca nos esquecermos dela. É na que penso mais vezes ao longo do tempo que estou a correr e que me faz rir e pensar na razão de estar ali.

Sobre o que se passou nos últimos quarto meses de preparação para a suposta primeira maratona, que se transformou na primeira meia maratona fora do país, partilharei depois da prova concluída.

It’s Up to You (to me)!

Raquel