* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Agenda Saudável – Sugestões para o próximo fim-de-semana e não só!

fullsizerender-2

Peço desculpa por andar a partilhar programas “saudáveis” muito em cima da hora, mas é assim que funciona comigo e o mesmo acaba por se refletir na forma como partilho. Prometo que vou fazer um esforço, que também é bom para mim, em planificar com mais tempo de antecedência, até porque acontece ser tão em cima que os eventos já se encontram esgotados.

Como por falar de um workshop fora do normal no âmbito da fotografia. Para quem gosta de desporto e de partilhar o que faz, não pode perder o Workshop de Fotografia Desportiva na próxima sexta-feira, dia 28 de Outubro, às 18h30, na Fnac do Centro Comercial Colombo, com o fotógrafo que acompanhou a seleção nacional, Francisco Paraíso.

Já no sábado, dia 29 de Outubro, às 10h, optaria por fazer uma formação teórico/ prática de “Biohortas e Jardins em Varandas e Marquises”, muito interessante, e que nos ajuda a ter alguma autonomia com alguns alimentos saudáveis, que não nos obrigue a sair constantemente de casa para encontrar. Acontece no Jardim Botânico da Ajuda e tem um custo por pessoa de 55 euros. As inscrições podem ser feitas aqui.

No mesmo sábado, dia 29 de Outubro, o Celeiro organiza um Workshop de Cozinha Alimentação anti-inflamatória, com a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, das 10h30 às 12h30, no Celeiro do Rossio, uma boa forma de ter um primeiro contacto com “cozinhar saudável” e um excelente reforço imunitário para as temperaturas mais baixas do Outono e Inverno. As inscrições são feitas a partir dos seguintes contactos: workshopsdecozinha@celeiro.pt ou 210306039.

Entrando nos eventos desportivos que até à data nada partilhei, agora que fiz uma pequena pesquisa, fiquei fascinada com este mundo que ainda não conhecia. Desde caminhadas pelas colinas de Lisboa, passeios de bicicleta, a enumeras provas de corrida de todas as formas e feitios, há de tudo um pouco por esta cidade fora.

Destaco assim a caminhada “Lisbon Uphill – Sempre a subir”, a acontecer dia 3 de Novembro. Principiantes não se metam nisto, com um grau de dificuldade IV, na escala de I a V, conforme a organização avisa, exige uma boa condição física. Tem um custo de 5 euros, com seguro incluído e o ponto de encontro é às 9h30, na Casa dos Bicos, Lisboa. Mais informações aqui.

Voltando às corridas, a Meia-Maratona dos Descobrimentos’16 está quase aí, dia 4 de Dezembro vou fazer a minha quinta prova de 21km.  Vamos lá ver se é desta que bato o melhor tempo, uma vez que fiquei a vê-lo de perto na última experiência em Bilbao. Sendo uma prova em Lisboa, companhia, motivação e entusiasmo, não irão faltar na hora da partida. E não há desculpas para não participar, quando existem as distâncias de 10km de corrida e 5km de caminhada. Inscrições aqui.

Agora pegando na bicicleta, mas sem sair de Lisboa, na última 6ª feira de cada mês realiza-se um passeio no meio da cidade feito em transportes não poluentes de tração humana. O ponto de encontro é às 18h30 no Marquês de Pombal e a saída costuma ser por volta das 19h. Para além das motivações pessoais de cada participante, a Massa Crítica, entidade promotora deste evento, tem como propósito a consciência organizada de cidadãos unidos pelo interesse em celebrar formas de transporte não poluentes e mais sustentáveis, a longo prazo, do que o automóvel ou outros veículos dependentes de energias não renováveis. Veja todas as informações aqui.

O problema destas pesquisas é que fico sem saber por onde me virar… se vou ao curso de biohortas ou ao workshop de cozinha anti-inflamatória, ou se pego na bicicleta e vou até ao Marquês de Pombal dar um passeio pela cidade ou se me meto no carro e sigo para o Colombo para o workshop de fotografia desportiva. E em cima, ou na base de tudo isto, ainda existe uma família, filhos, marido, Pais, amigos com quem gostamos de passar bons momentos. Qual a solução? Equilíbrio e…, quando queremos mesmo fazer, porque não levá-los connosco?

It’s Up to You!

Raquel

 

 

 

Deixe uma resposta