Bolo de Cacau e Alfarroba

Processed with VSCOcam with f2 preset

Quando criei o blog não tinha o propósito de partilhar receitas de bolos como se não houvesse amanhã :-). Mas … e indo às minhas reminiscências, lembro-me de passar tardes inteiras na cozinha a fazer bolachas e bolos e doces e mais doces, em alternativa ao estudo. Agora, realizo que deve ter sido pelo facto de voltar a estudar, que me tem levado a fazer mais “coisas” doces, com a diferença de agora serem saudáveis!

Ainda não invento receitas doces, pode ser que um dia lá chegue, mas já sei fazer adaptações com alguma segurança. Assim, quando não tenho um ou outro ingrediente facilmente arranjo um substituto à altura, ou faço algumas alterações mesmo por opção.

Partilho a receita adaptada do “Bolo de alfarroba com creme de natas e chocolate” do livro “Cozinha Vegetariana para quem quer ser saudável”, de Gabriela Oliveira, ao qual retirei o creme de natas e mantive a cobertura de chocolate, entre outras pequenas alterações.

Não quero deixar de lembrar que a Gabriela teve um papel muito importante no desligar do “complicómetro” que tinha em relação à cozinha “saudável”, que há quem lhe chame “vegetariana”, outros “crua”, outros “sem glúten”, que para mim, é a ligação e convivência saudável entre todas estas vertentes de cozinha.

Processed with VSCOcam with f2 preset

Ingredientes:

1 cháv. de farinha de espelta ou centeio

1 cháv. de farinha de arroz

1 cháv. de açúcar de coco

2 c. sopa de farinha de alfarroba

2 c. de sopa de cacau em pó

2 c. de sopa de linhaça moída

1 c. café de gengibre

1 c. de café de bicarbonato de sódio

1 c. sopa de fermento em pó

1 cháv. de leite vegetal

½ cháv. de óleo de coco

1 c. sopa de sumo de limão

  • Cobertura:

4 c. sopa de natas de soja

1 c. de sopa de açúcar amarelo

100 gr de chocolate preto 70% cacau

Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com  óleo uma forma de coroa com aprox. 22-24cm.
  2. Misture os ingredientes secos numa taça grande (na receita diz para passar por uma peneira, mas não foi o caso): farinhas, linhaça moída, açúcar, cacau, gengibre, fermento e bicarbonato. Numa outra taça misture os líquidos: leite, óleo de coco e sumo de limão.
  3. Verta a mistura líquida na taça das farinhas e bata com uma vara de arame durante cerca de 1 minuto.
  4. Para a cobertura, leve ao lume as natas e o açúcar até este se dissolver. Retire do lume e junte o chocolate e mexa até derreter.
  5. Deite a mistura na forma e leve ao forno 180ºC durante 25 a 30 minutos. Deixe o bolo arrefecer na forma antes de desenformar.
  6. Coloque o bolo num prato e cubra-o com a cobertura de chocolate ainda morna.

Bom apetite e divirtam-se na preparar algo que vos vai tornar mais felizes!

It’s Up to You!

Raquel

Processed with VSCOcam with a5 preset