Estava eu de fim-de-semana no Alto Alentejo, que coincidiu com os últimos dias do desafio “um mês sem pão”, quando ao pequeno-almoço me perdi de amores por um fofo e volumoso bolo de laranja, em alternativa ao pão alentejano.
Como a alimentação é muito visual e emocional, tinha a certeza que ia gostar deste bolo de laranja assim que o vi, mesmo antes de o provar, porque me fez lembrar o típico bolo de laranja da minha infância. Não consegui vir embora sem perguntar como era feito, e desde logo a proprietária, caseira, cozinheira e multitasking Dona Deolinda, da Quinta Paraíso, fez questão de me explicar e entregar a receita por escrito mesmo de me vir embora.
Como já me é difícil seguir à risca uma receita tradicional, sem as múltiplas substituições, peguei na folha A4 que me tinha sido dada e entreguei à Isabel, que trabalha cá em casa, para que a fizesse (quase) tal e qual, substituindo apenas o óleo normal pelo de girassol prensado a frio e o açúcar branco por mascavado.
O bolo ficou igualmente saboroso e volumoso como o da Dona Deolinda e lá voltaram a vir-me à cabeça as boas memórias cada vez que cortava e provava mais uma fatia de bolo. Da segunda vez que o “fizemos” substituímos a farinha de trigo branca própria para bolos por uma chávena e meia de farinha de espelta e uma chávena de farinha de aveia, com 1 colher de sobremesa de fermento e o resultado ficou igualmente bom no sabor e com uma consistência muito parecida.
Ingredientes:
– 6 ovos
– 2 chávenas de açúcar ou açúcar mascavado ou açúcar de coco
– 2,5 chávenas de farinha branca para bolos ou ½ Farinha de Espelta + ½ Farinha de Aveia
– 1 chávena de óleo de girassol prensado a frio
– sumo e raspa de 2 laranjas
– 1 colher de sobremesa de fermento (se não colocar farinha branca própria para bolos)
Preparação:
Bate-se o açúcar com os ovos até ficar em creme.
Adiciona-se o sumo e a raspa de laranja, o óleo e, por fim, aos poucos a farinha. Bate-se tudo bem batido até fazer borbulhas.
Deita-se numa forma untada de óleo e farinha e vai ao forno pré-aquecido a 180º graus, cerca de 45 minutos.
Enjoy your healthy life!
It’s Up to You!
Raquel
Versão tradicional
Versão com farinhas alternativas