Quer começar a correr e não sabe por onde começar? Espero que quando acabar de ler este artigo só lhe falte mesmo dar o primeiro passo. Que é… Querer mudar!
Este é o passo mais importante de todos. Mas mudar custa, ainda por cima quando não sabe como o fazer.
E agora aparece a primeira dica – para se começar algo de novo, neste caso a corrida, é fundamental definirmos uma meta. Partilhar a meta a que se propôs com os seus amigos e família, ou mesmo nas redes sociais, pode ser um bom compromisso – segunda dica!
Em seguida é preciso começar a correr e há variadíssimas formas de o fazer:
- Ir buscar os ténis (ou sapatilhas, para quem está mais a Norte) que estão no armário e sair para correr, ou melhor, andar e correr. É normal que as primeiras sensações não sejam as melhores porque todo o organismo precisa de se adaptar a uma nova realidade;
- Insistir e sair uma segunda e terceira vez para correr. Quando chegar, mais ou menos, aos 15 minutos de corrida sem parar, é porque o bichinho da corrida já se instalou, e vale a pena continuar a insistir;
- Seguir algumas pessoas nas redes sociais que sirvam de inspiração na corrida. E, quem sabe, entrar num grupo de corrida cheio de good vibes!
A terceira dica, e a mais importante, é seguir um Plano de iniciação à corrida, desenvolvido à sua medida. Que inclua o acompanhamento personalizado de um treinador que vá adaptando os treinos à evolução que vai tendo, sempre, com o objetivo comum de chegar à meta a que se propôs.
Por fim, resta-lhe usufruir do processo de mudança. Não se esqueça ainda que a prática de exercício leva-nos a ter um maior cuidado com a alimentação e é uma excelente “arma” para andarmos mais bem-dispostos.
Do que está à espera?
It’s Up to You!
Raquel