fbpx
* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Despensa saudável, família feliz!

despensa saudável
Despensa saudável em mais uma família portuguesa. Uma assistente social, mãe de dois filhos de 1 e 4 anos, com um marido super ocupado profissionalmente, recorreu ao serviço Healthy Shopper Adviser por querer instituir uma alimentação mais saudável em casa.

Das respostas ao questionário que enviamos sempre antes da ida às compras e da lista de ingredientes que normalmente compra para ter em casa percebo desde logo que já existe uma boa consciência alimentar na família, mas pouco tempo para se dedicarem à causa.

Ela trabalha e cuida dos filhos, ele trabalhava sem horários e sem possibiidade de fazer refeições em casa e à mesa, com grande disponibilidade para encomendar comida a qualquer hora, do local de trabalho.

Ele preocupa-se em começar bem o dia com um pequeno-almoço com todo certinho e com inovações saudáveis, mas perde-se ao longo do dia, Ela sai de casa a correr sem o pequeno-almoço tomado, mas depois entra nos eixos sem grandes estragos ao fim do dia.

Mas algo mudou e com isso surgiu a motivação de mudar os hábitos alimentares em casa. Ele mudou de emprego e há esperança que passem a fazer refeições à mesa todos juntos. Tudo se tornará mais fácil com uma despensa saudável dentro de casa.

Ele foi a um endocrinologista e está a fazer uma dieta para perder peso e verificar se não existe nenhum desiquilibrio hormonal, ela sente-se acima do seu peso normal, mas o habitual no pós-gravidez, afinal o filho mais novo ainda só tem um ano.

Reconhece que os filhos são magros e que têm uma alimentação melhor do que a deles, dos pais, mas que mesmo assim se preocupa em dar-lhes bons alimentos, mas preocupa-a não darem o melhor dos exemplos aos filhos.

Tendo em conta este enquadramento, desenvolvi um plano semanal com sete pratos para jantares variados, utilizando alguns dos alimentos que habitualmente já compram, com a introdução de alguns novos alimentos, e a respectova lista de compras.

Pusemos mãos à obra e fomos fazer as compras num supermercado pequeno, onde Ela normalmente faz as compras. Analisámos muitos rótulos, trocámos impressões sobre receitas, falámos de substituições para evitar o açúcar refinado, as gorduras saturadas e o sal, e de alguns hábitos comportamentais que são fundamentais como estarem todos sentados a uma mesma mesa na hora da refeição.

Espero ter boas notícias dentro em breve e que a curiosidade por novas receitas e novos alimentos continue a alimentar a despensa saudável lá de casa!

It’s Up to You!

Raquel

Deixe uma resposta