No último Domingo, a nutricionista Mariana Chaves, explicou aos concorrentes Peso Pesado Teen, o que é a “dieta da mão” e qual a sua utilidade.
Segundo um estudo da American Câncer Society, nos Estados Unidos, as porções mais corretas nas refeições devem ter como parâmetro as medidas da própria mão, sendo esta regra uma boa arma para quem quer emagrecer.
Ao longo dos últimos 20 anos, as quantidades servidas nos restaurantes e vendidas nos supermercado dobraram, sendo este aumento um dos fortes motivos que explica a epidemia de obesidade mundial. A solução passa então por se comer menos.
A “dieta da mão” é uma grande ajuda na hora de decidir o que se vai colocar, ou deixar no prato, no caso de estarmos num restaurante e servirem uma dose desproporcionalmente grande.
Passando à nomenclatura das regras: uma porção de carne ou peixe não deve ser maior do que a palma da mão, os hidratos de carbono não devem ser maiores do que um punho fechado, a manteiga e o requeijão devem ser do tamanho de um dedo e, de queijos, deve ser metade de dois dedos.
Mariana Chaves acrescentou ainda que “a quantidade certa de molho de iogurte é a de um dedo polegar até ao pulso e, relativamente aos vegetais, se forem salteados a dose recomendada é a parte de dentro de uma mão em concha. No caso de frescos ou cozidos a vapor, a quantidade de legumes aumenta para duas mãos em forma de concha.
A infografia abaixo expõe as quantidades corretas a ter em conta para não se exagerar no dia-a-dia.
Depois de escolher as porções certas é importante dividir o prato em três e colocar ½ de vegetais frescos, ¼ de carne, peixes ou ovos e ¼ de hidratos de carbono.
Não esquecer que 70% do sucesso de uma dieta de emagrecimento está no que comemos, e os restantes 30% na atividade física praticada.
It’s Up to You!
Raquel
Créditos de Imagem:
1) Instagram @Jamieoliver
2) Daily Mail