No passado mês de Janeiro tivemos duas Trapézio Talks (Ttalks). A primeira dedicada às resoluções para o novo ano, realizada no Ela Canela, em Campo de Ourique, e a segunda sobre “O que publico no meu instagram?”.
O segundo TTalks foi realizado no Trapézio Cowork e o pequeno-almoço ficou por minha conta. Houve direito a uma mesa farta composta por:
– tostas de aveia e sementes + guacamole
– panquecas de cacau e pepitas de chocolate
– bolo de limão com sementes de papoila
– pãezinhos de batata-doce
Na altura pediram-me as várias receitas mas como a minha prioridade durante o mês de janeiro foi colocar no ar o site renovado com uma nova imagem e, principalmente, com uma nova estrutura, mais fácil de navegar e de encontrar a informação que se pretende fui adiando a publicação das receitas.
Hoje partilho a dos pãezinhos de batata-doce e nas próximas semanas partilharei as restantes.
Ingredientes:
150gr de batata-doce
70gr de polvilho azedo
50gr de polvilho doce
30gr de linhaça moída ou farinha de trigo sarraceno
1 ovo
2 col. de sopa de óleo de coco ou azeite
½ col. de chá de fermento em pó sem glúten
Uma pitada de sal marinho ou flor de sal
Preparação:
Comece por descascar a batata-doce e cortá-la em cubos. Leve ao forno ou coza em pouca água. Assim que tiverem cozidas, retire a água, e desfaça numa papa e reserve.
Numa taça misture o ovo com o óleo de coco ou azeite e acrescente o polvilho doce, o polvilho azedo e a linhaça moída ou a farinha de trigo sarraceno e a pitada de sal. Por fim, junte o fermento, ou não, como aconteceu comigo na minha primeira experiência e de só ter percebido depois de não os ver crescer dentro do forno. Na versão sem fermento o resultado final parece-se mais com pãezinhos de queijo, mas doces.
Amasse bem até obter uma consistência homogénea e fácil de moldar. Retire a massa, faça pequenas bolinhas com as mãos e disponha no tabuleiro. Leve ao forno, pré-aquecido a 190º, durante cerca de 25 min.
Opcional: a batata doce normal pode ser substituída por batata doce roxa e assim ficar com uns pãezinhos coloridos ou por abóbora.
Enjoy!
It’s Up to You
Raquel