Segunda-feira é dia de limpar as desgraças do fim-de-semana, ouve-se muito por aí. Pouca adepta dos sumos detox com o único objectivo de perder peso, lembrei-me de adiciona-los ao dia de jejum / liquidos porque há quem defenda, na área da saúde, haver efeitos benéficos para o organismo.
Há uns tempos experimentei fazer um dia de jejum que implica tomar um pequeno-almoço leve, uma banana e um iogurte, por exemplo, ao longo do dia beber muita água, chá, café e terminar o dia com uma sopa de legumes. Conclusão, não me senti muito bem e não voltei a fazer.
Esta última segunda-feira, lembrei-me de voltar a experimentar, mas como tinha uma aula de ginástica que não queria perder, acrescentei uns sumos de legumes ao “dia de jejum” para ganhar energia.
De manhã bebi apenas água, café e chá e ao final da manhã fiz o primeiro sumo para beber 30 minutos antes da aula de ginástica.
Sumo de legumes _ ingredientes:
– 6 folhas de kale
– 1/2 pepino
– 2 talos de aipo
– 150 ml água Luso Fruta de Limão
– sumo de meia lima
Juntei todos os ingredientes, triturei e coloquei no copo. Apesar de ter-me passado pela cabeça passar o sumo por um passador, mas já não ia tempo.
Senti-me bem durante e após a aula, mas sempre com o cuidado de beber muita água.
O “almoço”, já tardio, foi outro sumo, desta vez sem o aipo, só pepino e kale, mas desta vez foi filtrado por um passador e mais fácil de beber. De sabor, acho que até é capaz de ter ficado melhor.
Entre sumos/ refeições fui bebendo sempre água e chá e ainda consegui cozinhar o jantar sem lhe tocar… já que para mim fiz o seguinte:
Sopa Crua _ ingredientes:
– 3 talos de brócolos
– 1/2 chuchu
– uma mão cheia de espinafres
– uma mão de coentros
– 200 ml água fresca
– 1/2 col. café de Pimenta Caiena
– 1/2 col. café de sal dos Himalaias
Tritura-se tudo muito bem, apuram-se os temperos até ficar a gosto e passa-se o final, para quem quiser beber num copo.
O sabor destes sumos e sopas só de legumes verdes não é espectacular, mesmo assim o sumo principalmente para quem está habituado a beber sumos de frutas, mas são bebíveis e nutritivos.
Desta vez, mesmo com incluindo uma aula de aeróbica e localizada, que não é suposto em dias purificadores como este, não senti as tonturas da primeira experiência.
As sugestões que aqui partilho são resultado de experiências que gosto de fazer para perceber como o corpo reage. Não é um plano detox para ser seguido sem acompanhamento.
Caso pretendam fazer um plano detox, um dia, três dias, ou mais, o mais acertado é contactar uma nutricionista que indicará um plano personalizado e adequado às necessidades individuais cada um.
E assim se entra numa nova semana na linha :-).
It’s Up to You!
Raquel