fbpx
* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Tosta de Abacate e Ovo

Tosta de Abacate e Ovo
Tostas de Abacate e Ovo

A tosta de abacate e ovo é uma excelente opção de pequeno-almoço para qualquer pessoa, como também é a receita milagrosa para quem anda a treinar praticamente todos os dias da semana.

A base, tosta de pão escuro ou o ingrediente surpresa que refiro em baixo, é uma excelente fonte de hidratos de carbono, que nos dá a energia necessária para recuperar do desgaste da carga intensiva dos treinos. O abacate é uma fonte de gordura saudável muito boa para quem faz treinos de endurance, prolongado no tempo ou na distância. Quando o organismo gasta todos os recursos energéticos provenientes dos hidratos, o organismo recorre à energia fornecida pelos lípidos, gordura insaturada que contribui para o bom funcionamento do mesmo. O ovo tem a proteína que ajuda na recuperação do tecido muscular.

Um estudo de 2014 publicado no Journal of Nutrition demonstrou que distribuir o consumo de proteínas ao longo do dia é mais eficaz do que concentrar as proteínas numa única refeição. No estudo, a síntese proteica foi 25% maior naqueles que comeram até 30g de proteínas em cada uma das três refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar), comparando com os que comeram a mesma quantidade, concentrada numa única refeição, ao jantar.

Como topping da tosta de abacate e ovo colocamos pimenta acabada de esmagar, um excelente anti-inflamatório, e as nozes, que são dos frutos secos oleaginosos mais nutritivos, que além de proteínas, hidratos de carbono e gordura insaturada, contém minerais como zinco, cobre, potássio, magnésio, fósforo, enxofre, ferro, cálcio e vitamina B1, B2, B5 e carotenos, o mix nutricional perfeito para recuperar da fadiga corporal.

Passando à prática, vamos lá saber como se prepara uma super tosta de abacate e ovo em poucos minutos.

Começando pela base, pode ser uma fatia de pão escuro tostado ou, para quem estiver a evitar o pão, pode optar por uma fatia de batata doce, daquelas bem gordas, e levá-la previamente ao forno para cozer por dentro. Pode tê-las preparadas de véspera e na manhã seguinte é só colocar na torradeira para aquecer.

Em seguida coloque um ovo a cozer deixando ferver apenas 2 minutos. Enquanto isso, parta um abacate ao meio, retire o interior de uma metade para um prato e esmaga com um garfo. Regue com sumo de meio limão ou lima e adicione uma pitada de sal.

Para montar a tosta de abacate e ovo, comece por colocar a fatia de pão ou batata doce num prato, barre com a pasta de abacate, abra o ovo ao meio e retire o seu interior mal cozido com a ajuda de uma colher e coloque por cima do abacate.

Por fim, salpique a tosta com sementes de pimenta acabada de esmagar num almofariz e miolo de nozes partidas aos bocados com as mãos.

Com cinco ingredientes apenas, fazemos muitas pessoas felizes:-):

-2 fatias de pão escuro ou 2 fatias de batata doce

-1/2 abacate

-2 ovos

-mix de pimentas

-miolo de noz

Tosta de Abacate e Ovo

Muito simples e rápido de fazer.

It’s Up to You!

Raquel

One thought on “Tosta de Abacate e Ovo”

Deixe uma resposta