A tosta de abacate é a receita obrigatória para quem quer usufruir de um pequeno-almoço que de tão prolongado pode virar brunch. Concordam? A última que preparei resultou de um dos workshops da Joana Trigueiros sobre como fazer pão na frigideira e que eu mal sonhava que iria transformar-se na base perfeita de uma tosta de abacate low carb.
O pão na frigideira além de low carb, não tem glúten, e pelo seu alto teor de proteína, cálcio e sódio, torna-se num excelente substituto ao pão escuro da receita de tosta de abacate e ovo partilhada aqui no blog, e uma excelente opção para quem pratica desporto de endurance e resistência, como a corrida, o ciclismo e a natação.
Quando descubro algo na cozinha que me traz grande satisfação pelo sabor como pela rica composição nutricional apetece-me gritar ao mundo, para que o experimentem também!
Partilho assim convosco a receita do pão na frigideira, com a devida autorização da autora da página do Instagram @eat.slow.to.flow, local onde partilha muitas das suas criações na cozinha e onde podem encontrar informação sobre os próximos workshops online. Podem ainda aproveitar para oferecer como presente de Natal um dos vouchers dos seus cursos.
Pão na frigideira | Ingredientes:
- 2 ovos bio
- Pitada de sal
- Pitada de pimenta preta
- Pitada de curcuma em pó
- 1 c. sopa de psyllium
- 1 c. sobremesa de chia
- 1 c. sobremesa de linhaça
- 1 c. sobremesa de azeite
- 6 amêndoas com pele
- 4 c. sopa de água morna
Preparação:
Se fizer uma dose individual, conforme receita, recomenda-se que coloque os ingredientes num copo alto e triture com a varinha mágica, em substituição da liquidificadora.
Comece por triturar primeiro as amêndoas e a linhaça e reserve. Coloque os dois ovos, se forem grandes use só um, no copo alto e acrescente o sal, as especiarias, o psyllium, a chia, a linhaça, as amêndoas trituradas e por fim, o azeite e a água morna. Triture tudo muito bem, até ficar uma pasta consistente, sem ser demasiado líquida, para que não adquira a forma de panqueca.
Unte uma frigideira pequena com um pouco de azeite, ou se for antiaderente não precisa de gordura, e coloque a mistura sem espalhar. Tape e deixe cozinhar por uns minutos. Quando vir que cresceu um pouco e que está cozinhado por baixo vire para cozinhar a parte de cima, tampando novamente por mais uns minutos. Assim que estiver dourado dos dois lados pode retirar da frigideira e deixe arrefecer.
Como recheio a Joana propõe as seguintes opções:
- Alface
- Agrião
- Tomate
- Orégãos
- Abacate
- Queijo Quark ou cottage
- Requeijão
- Salmão fumado
- Presunto
Optei por fazer uma pasta de abacate para barrar as fatias de pão, cortei tomate cherry ao meio e coloquei por cima com coentros frescos. Super simples e muito saboroso. Se continuar a preferir o mais tradicional mas com algum estilo veja a receita que foi partilhada aqui no blog – uma tosta de abacate e ovo desfeito.
Ainda assim, como às vezes não há tempo nem paciência para preparar um pequeno-almoço prolongado, deixo-vos, em modo de despedida, o nome de alguns locais em Lisboa onde a tosta de abacate foi um dos meus pratos preferidos:
Adivinham a qual dos locais sugeridos pertence esta tosta de abacate, tomate e ovo?
It’s Up to You!
Raquel