Quando lancei o blog, há algum tempo, andava eu nos meus trinta e muitos anos e a começar a sentir alguma necessidade de mudar de vida. Mudança essa que depende só de nós para acontecer. Nessa altura surge o blog, com o um nome que dá resposta a isso mesmo “It’s Up to You”.
Entretanto vieram os 40 e algumas outras mudanças, aquelas que para acontecerem não precisam da nossa autorização nem vontade, como é o caso do colagénio que deixamos de produzir.
O colagénio, esse grande aliado da pele jovem e fresca, responsável por lhe dar firmeza, e por fortalecer o cabelo e as unhas, é a classe mais abundante de proteínas do organismo humano e representa mais de 30% de sua proteína total. Outra das grandes vantagens tem a ver com a capacidade do colagénio promover a produção natural de creatina no corpo, uma ajuda ao nível da performance física, ao contribuir para a regeneração dos músculos após a prática de exercício físico.
É possível ir buscá-lo a uma alimentação rica em proteína, como ovos, carne, peixe e proteína vegetal, que nos dá um aporte de aminoácidos suficientes para a produção de colagénio, mas como a partir dos 40 anos essa capacidade deixa de existir, é necessário passar a ser tomado sob a forma de suplemento.
Recentemente tive a sorte de me cruzar com a nutricionista Rute Lino, que após ter terminado a licenciatura em Ciências da Nutrição, decidiu apostar no desenvolvimento de suplementos, à base de produtos naturais, maioritariamente à base de ervas e marinho, que estão devidamente notificados no Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e codificados, pela Associação Nacional das Farmácias (ANF/ CEDIME), que após analise, atribui o código nacional de produto (CNP).
Mas deixando-me de introduções longas, aqui fica o resultado de uma breve conversa com a Rute, tida antes de começar a tomar o suplemento Skinteen, do qual já sou fã, por sentir uma verdadeira diferença ao nível da firmeza da pele ao fim de 20 dias, altura em que terminei a primeira embalagem.
- De onde surgiu a ideia de desenvolver suplementos?
Após terminar a faculdade comecei logo a trabalhar, e deparei-me com várias opções de suplementos, mas “incompletos” por vezes tinha que prescrever três ou quatro produtos para obter resultados pretendidos, daí surgiu a vontade de fazer as minhas próprias fórmulas.
- Porquê a escolha de um colagénio hidrolisado?
Enquanto o colagénio não hidrolisado (colagénio tipo II) é a proteína na sua forma natural, o colagénio hidrolisado passa por um processo, chamado hidrólise, que causa a quebra das suas moléculas de proteína, com o intuito de facilitar a absorção pelo organismo sem que suas propriedades benéficas sejam perdidas.
Durante as minhas consultas percebi que com a dieta surge a flacidez e o colagénio é uma excelente forma de a evitar.
- Quais as pessoas que mais precisam de tomar o Skinteen?
Todas as pessoas depois dos 40 anos devem tomar porque deixam de o conseguir produzir, ou em qualquer altura da vida depois de uma dieta onde haja perca volume, situação propícia ao aparecimento de flacidez e, no caso das mulheres, antes e depois da gravidez.
- Qual o grande benefício deste suplemento e quais os aspetos diferenciadores?
O Skinteen é liquido, e como tal com maior capacidade de absorção, é isento de lactose, a quantidade e origem dos mesmos (marinha) dos ingredientes, além de se poder aplicar diretamente na pele.
- Que mudanças se começam a sentir e ao fim de quanto tempo de tomar?
Ao final de15 dias de toma sente-se a pele mais hidratada, unhas e cabelo mais fortes.
- Tem alguma contra-indicação?
Não aconselhável durante a gravidez ou período de amamentação.
- Começaram com uma solução liquida por alguma razão específica? Para quando a solução em capsulas?
Em 2013 existiam poucos suplementos de colagénio no mercado nacional e não tínhamos conhecimento da existência do mesmo em liquido. Entretanto, e a pedido de clientes que viajam, desenvolvemos uma solução em cápsulas, disponível desde o final do mês de Novembro. Tentamos fazer uma composição mais composta (maior número de ingredientes), do que as existentes no mercado.
- Qual a informação na composição nutricional que se deve ter em atenção no momento de se escolher o colagénio a tomar?
Devemos ter atenção à origem do colagénio, a gramagem do mesmo que o produto apresente, bem como a dos restantes ingredientes.
Por vezes encontramos no mercado produtos, com bastante diferença de gramagem, isso reflete-se na altura da compra e nos resultados …ou seja os de menor valor dificilmente obtêm os resultados desejados.
As diferenças além de alguns ingredientes, são a gramagem, pois é impossível inserir numa cápsula Nº00 as mesmas quantidades que em 20 ml.
- Onde podemos encontrar à venda?
Em SPA’s, clinicas de estética, algumas farmácias e parafarmácias do país.
Já é possível manter uma pele de teenager mesmo quando a mãe natureza nos prega uma partida ou nos troca as voltas :-).
It’s Up to You!
Raquel
Mais informações:
Facebook: www.facebook.com/skinteenpro
Instagram: @djfspro