Manteiga, margarina, creme para barrar? Já é possível fazer o seu creme com gordura vegetal em casa com a escolha certa de ingredientes e sem as ditas “gorduras trans” ou gorduras “más”.
Arranje duas taças, cubos de gelo e uma vara de arame e coloque por ordem de adição os seguintes ingredientes:
– 20 gr de óleo de palmiste ou de côco
– 20 gr óleo de girassol
– 8 gr gema (1 unidade)
– 5 gr água
– 0,25 gr flor de sal
– 0,12 gr de sumo de limão
– Ervas aromáticas (cebolinho, salsa ou coentros, por exemplo)
Preparação:
Numa taça grande coloque várias pedras de gelo em camada por forma a cobrir o fundo. Se preferir o óleo de côco, comece por derrete-lo numa taça mais pequena e deixe arrefecer ligeiramente. Em seguida coloque a taça com o óleo de coco sobre a camada de gelo da taça maior (processo “banho maria”, mas em frio). Adicione o óleo de girassol e mexa com uma vara de arames até a mistura começar a ficar cremosa e esbranquiçada. Adicione a gema de ovo e continue a mexer, em seguida a água e misture com bastante firmeza. Por fim adicione o sumo de limão e no toque final as ervas aromáticas picadas a gosto.
A nossa sugestão: pode optar por substituir a gema de ovo por uma colher de sopa de linhaça moída e obter um creme 100% vegetal.
Comece a sua manhã com um produto caseiro, rico em Omega 3, uma gordura essencial para o organismo porque não a consegue produzir. A sua única fonte é a alimentação diária. Rico em vitamina A, D e E, contribui para a proteção e bom funcionamento do organismo.
Na fábrica da Unilever a receita do creme vegetal é semelhante e igualmente fácil de fazer. Neste caso, quem “processa” são as suas mãos e imaginação!
It’s Up tp You fazer uma “Escolha Vegetal”!
Raquel e Joana Ávila (licenciada em Ciências da Nutrição)
Nota: Receita cedida pela Unilever e testada por nós, durante uma visita à Fábrica da de cremes vegetais da Unilever, em Santa Iria da Azóia.