* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Vantagens do Treino Funcional Metabólico

Processed with VSCOcam with c2 preset

O mês de Novembro está a ser intenso! Começou com o desafio “30 dias sem açúcar”, que se mantém firme, ao qual acrescentei a estreia de um novo exercício, o Treino Funcional Outdoor com o PT Luis Pardal, resultado da ação promovida pelo Eat Love.

O Treino Funcional, que já ouvia falar há algum tempo sem saber ao certo no que consistia, é baseado em ações do nosso do dia-a-dia, tais como: subir, descer, puxar, empurrar, levantar, saltar, correr, entre outros movimentos que fazemos ao longo do dia e que nem nos apercebemos. Visa a melhoria da postura, do equilíbrio e desenvolve a coordenação motora, a flexibilidade, a agilidade, a força e, melhora ainda, o sistema cardio-respiratório.

É também caracterizado pela realização de trabalho apenas com o peso do corpo, como é por exemplo o walking lunge (andar com as pernas agachadas), no entanto, podemos adicionar carga. Como equipamentos, usa-se essencialmente halteres, cordas, kettlebells, barras, bolas, fitas, TRX e cabos, ao contrário do treino tradicional de musculação focado no apoio das máquinas.

Todos estes ganhos são possíveis porque este tipo de treino funciona em diferentes planos, baixo, médio e alto, bem como na horizontal e na vertical.

Podemos ainda trabalhar o funcional em alta-intensidade ou em circuitos metabólicos, dependendo da estrutura do treino e de como o realizamos.

Assim, os circuitos metabólicos, os chamados treinos de curta duração, tal como os de alta intensidade (HIIT), promovem o ganho de massa muscular e a redução da gordura corporal, cuja principal característica é alternar exercícios de musculação, com exercícios funcionais e exercícios aeróbicos com o mínimo de pausas possíveis de descanso durante o treino.

E deixo para o fim a maior das vantagens! Os treinos funcionais de circuito metabólico queimam muitas calorias na altura em que estamos a fazer os exercícios, mas também e até 2h depois do treino. Esta eficiência é resultado da aceleração do metabolismo, onde o segredo está em ser um treino com sessões rápidas, intensas e com pouco descanso.

Processed with VSCOcam with f2 preset

 

Processed with VSCOcam with f2 preset

IMG_1645

Três dos quatros treinos funcionais outdoor estão feitos, e já dou por mim a pensar como vou conciliar a continuidade deste exercício com a corrida e as aulas de ginásio.

Next year will see! New year, new life!

It’s Up to You!

Raquel

Fontes:

– Informações cedidas pelo PT Luís Pardal

– Consulta de informação: http://personaltrainnerelisandria.blogspot.pt/

 

 

 

Deixe uma resposta