Uma das resoluções de 2019 é tornar-me numa pessoa mais organizada com a refeições da semana e largar aquela máxima que no momento tudo se faz e tudo se arranja. A primeira semana está a correr bem, ainda com grande potencial de melhoria, mas o caminho faz-se caminhando e a primeira pedra já está lançada. Ontem foi dia de experimentar os hambúrgueres de tofu e legumes, uma inspiração retirado do “Sete Dias Sete Pratos” do Slower.
Deixo-vos a receita para que não deixem de experimentar porque ficaram mesmo bons. Acompanhei com uma salada com espinafres, kale, tomate e quinoa cozida e fria (lá está, a organização permitiu ter quinoa no frigorífico pronta a ser acrescentada à salada.
Numa próxima vez vou inventar um molho para colocar por cima dos hambúrgueres, à base de cogumelos, por exemplo.
Ingredientes:
1 embalagem Tofu
1 cebola
1 cenouras
1 alho francês
1 col. de sobremesa de raspas de gengibre
1 pitada de flor de sal
1 col. de chá de curcuma
2 col. de sopa de Tamari ou soja
2 col. de sopa de sementes de sésamo
Preparação:
Esmagar o tofu com as mãos e guardar. Fazer um refogado com cebola, cenoura cortada aos cubos, rodelas de alho francês e o gengibre. Quando começam a amolecer, passar com a varinha mágica e misturar o tofu, os flocos de aveia ou corn flakes e temperar com curcuma e sal. Regar com um pouco de molho Tamari e sementes de sésamo (pode não colocar sal, uma vez que o tamari já salga). Fazer umas bolinhas ou hambúrgueres e levar ao forno durante 20/25 minutos a 160°/180°.
Fico a aguardar o vosso feedback depois de experimentarem.
Até lá!
It’s Up to You!
Raquel