* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Salada Sem Gluten de Millet e Feta

Processed with VSCO with c2 preset

Fui aprender mais sobre cozinhar sem glúten, desta vez com a s.de.salada, na VillaBio, uma mercearia 100% biológica no Restelo, com um espaço dedicado à realização de Workshops.

O resultado foi uma salada colorida e muito saborosa aprovada num jantar de amigas que, apesar de algumas ainda questionarem o que é isto de “cozinha saudável” já têm alguma curiosidade sobre o tema.

A escolha foi uma salada de millet com todos os legumes e ingredientes que tinha em casa. Se fosse só para mim, tinha ficado pelos vegetais, mas como não queria ficar “mal vista” e correr o risco de deixar alguém com fome, acrescentei os ovos e o queijo feta.

Ingredientes (4 pessoas):

– 1 chávena de Millet

– azeite qb

– ½ alho descascado e sem gérmen

– 3 chávenas de água

– ½ caldo de legumes (opcional)

– 1 ramo de manjericão ou de hortelã ou de coentros

– sal marinho qb

– 8 a 10 tomates cherry laranja

– 1 Beterraba

– 10 a 12 cogumelos

– 6 folhas de alface

– 2 ramos de Hortelã

– 2 ovos

– mix de sementes

Molho:

– 3 col. de sopa de Azeite

– 1 col. de sobremesa de Vinagre de Sidra

– 1 col. de chá de Mostarda Dijon

– Pimenta qb

– Sal marinho qb

Preparação:

Lave bem o millet, passando por água corrente num passador. Em seguida, salteie o alho e o millet num fio de azeite, cerca de 1 minuto ou até começar a agarrar ao fundo.

Junte a água, o caldo de legumes, o manjericão e o sal marinho. Mexa para que todos os ingredientes se misturem e o caldo de legumes se dissolva.

Deixe cozer em lume brando, tapado, por 20 minutos até ficar sem água. Apague o lume, retire o alho e deixe ficar tapado por 5 minutos. Destape, retire o manjericão, junte um fio de azeite, separe os grãos com um garfo e deixe arrefecer. Entretanto coza os ovos e reserve. Em seguida corte os cogumelos, os restantes legumes, a beterraba fica bem cortada no spiralizer para ficar com a forma de esparguete, corte o queijo feta em cubos e misture tudo. No final salteie as sementes numa frigideira sem gordura (ativa as suas propriedades nutritivas) pique a hortelã, coloque por cima os ovos cortados ao meio e está pronto!

O molho é colocar tudo num frasco, fechar, abanar bem e está pronto. Se sobrar fica guardado no frigorífico à espera da próxima salada.

Por estes lados fez sucesso, ganhando umas ferrenhas adeptas da salada millet!

It’s Up to You!

Raquel

Processed with VSCO with f2 preset

 

 


Deixe uma resposta