Fui aprender mais sobre cozinhar sem glúten, desta vez com a s.de.salada, na VillaBio, uma mercearia 100% biológica no Restelo, com um espaço dedicado à realização de Workshops.
O resultado foi uma salada colorida e muito saborosa aprovada num jantar de amigas que, apesar de algumas ainda questionarem o que é isto de “cozinha saudável” já têm alguma curiosidade sobre o tema.
A escolha foi uma salada de millet com todos os legumes e ingredientes que tinha em casa. Se fosse só para mim, tinha ficado pelos vegetais, mas como não queria ficar “mal vista” e correr o risco de deixar alguém com fome, acrescentei os ovos e o queijo feta.
Ingredientes (4 pessoas):
– 1 chávena de Millet
– azeite qb
– ½ alho descascado e sem gérmen
– 3 chávenas de água
– ½ caldo de legumes (opcional)
– 1 ramo de manjericão ou de hortelã ou de coentros
– sal marinho qb
– 8 a 10 tomates cherry laranja
– 1 Beterraba
– 10 a 12 cogumelos
– 6 folhas de alface
– 2 ramos de Hortelã
– 2 ovos
– mix de sementes
Molho:
– 3 col. de sopa de Azeite
– 1 col. de sobremesa de Vinagre de Sidra
– 1 col. de chá de Mostarda Dijon
– Pimenta qb
– Sal marinho qb
Preparação:
Lave bem o millet, passando por água corrente num passador. Em seguida, salteie o alho e o millet num fio de azeite, cerca de 1 minuto ou até começar a agarrar ao fundo.
Junte a água, o caldo de legumes, o manjericão e o sal marinho. Mexa para que todos os ingredientes se misturem e o caldo de legumes se dissolva.
Deixe cozer em lume brando, tapado, por 20 minutos até ficar sem água. Apague o lume, retire o alho e deixe ficar tapado por 5 minutos. Destape, retire o manjericão, junte um fio de azeite, separe os grãos com um garfo e deixe arrefecer. Entretanto coza os ovos e reserve. Em seguida corte os cogumelos, os restantes legumes, a beterraba fica bem cortada no spiralizer para ficar com a forma de esparguete, corte o queijo feta em cubos e misture tudo. No final salteie as sementes numa frigideira sem gordura (ativa as suas propriedades nutritivas) pique a hortelã, coloque por cima os ovos cortados ao meio e está pronto!
O molho é colocar tudo num frasco, fechar, abanar bem e está pronto. Se sobrar fica guardado no frigorífico à espera da próxima salada.
Por estes lados fez sucesso, ganhando umas ferrenhas adeptas da salada millet!
It’s Up to You!
Raquel