Um bolo de maçã foi a fórmula que arranjei para, passados precisamente sete dias de quarentena voluntária, ganhar força e conforto para continuar a viver ou “combater” o invisível e imprevisível coronavírus.
E assim, foi em companhia de uma fatia de bolo de maça, que ouvi ser decretado “o estado de emergência” pelo Presidente da República que implica recolher obrigatório. O discurso foi concluído com as seguintes mensagens:
É preciso combater o “Desanimo, cansaço das batalhas serem ainda muitas e a fadiga que alimenta indignações e revoltas. Resistência, solidariedade, coragem e verdade são as palavras de ordem desta guerra”. Terminado com “O caminho ainda é longo, é difícil e ingrato. Mas não há dúvidas que o vamos vencer. Na história vencemos sempre desafios cruciais”.
Claro que sim, mas para isso temos de continuar a fazer a nossa parte. Passar mais umas semanas ao comando da vida doméstica, da e-escola dos miúdos, do tele-trabalho, do exercício físico para manter a sanidade mental e física, da gestão do álbum de vídeos e fotografias que são partilhadas pelos vários grupos de Whatsapp e de visitas aos familiares mais velhos que não podem estar junto das suas famílias, de forma a evitar o isolamento total.
Nunca fez tanto sentido fazer um bolo e fazer a surpresa de levar metade, ainda quente, a casa de alguém muito especial que está sozinha a viver quarentena voluntária.
Sempre que sobrar algum tempo passarei por aqui para deixar as receitas mais recentes e dicas saudáveis na tentativa de passar algum conforto e calma a quem está no mesmo barco, que estou certa que somos todos os Portugueses.
Assim, a pedido de algumas famílias partilho a receita do Bolo de Maçã que fiz a partir da receita da Tarte de Maça da Luísa do My Casual Brunch, co-autora do meu livro “Crianças Saudáveis, Famílias Felizes”.
Ingredientes:
6 ovos
8 col. sopa de mel
1 chávena azeite
3 chávenas de farinha de espelta
3 col. sopa Puré de maçã
2 maçãs grandes
1 col. sobremesa fermento
Preparação:
Comece por cortar duas maças grandes de reserve. Bata as claras em castelo e reserve. Em seguida misture o azeite e o mel e junte às gemas. Acrescente a farinha e o puré de maçã, as claras em castelo e por fim o fermento. Verta a mistura para uma forma previamente untada com óleo de coco e farinha e coloque as fatias de maçã por cima puxando pela criatividade. Leve ao forno pré-aquecido a 180º entre 40 a 50 minutos, dependendo do forno e ventilação utilizada.
Espero que gostem e aproveitem o momento para acalmar no meio desta “guerra” que nos une, mais do que nunca.
It’s Up to You!
Raquel