Caril de camarão e legumes em modo despedida do Covid que os “agarrou” após uma mini férias entre o Natal e a passagem de ano. Já não foi mau de todo!
Regressados a casa, lá voltámos à rotina que o confinamento obriga. A casa vira refeitório e roçar lavandaria, com refeições a saírem a toda a hora nos intervalos para despachar máquinas de roupa. Felizmente há aulas on-line para se impor alguma rotina parecida com a vida normal.
Amanhã é dia de voltar à “liberdade”. Vai saber bem calçar uns sapatos com sola rija e estou cá com umas suspeitas que não me vai saber nada bem vestir aquelas calças que têm o dom de parecerem um general com apito em punho que ressoa quando começam a apertar mais do que é habitual. Afinal vou é mesmo adiar a prova deeeeessas calças e reservá-las para daqui a umas semanas quando o tema estiver ultrapassado.
Voltando ao que me trouxe aqui hoje, se há prato que gosto de inventar é o caril. A base dos temperos varia pouco, mas o ingrediente principal faz toda a diferença e muda completamente o sabor final. Desta vez o destaque foi para o camarão que fez a combinação perfeita com a abóbora e o grão.
Deixo-vos a receita para que não fiquem a babar e o possam experimentar.
Ingredientes:
50 g de óleo de côco
1 cebolas
2 alhos picados
2 malaguetas
8 sementes de cardamomo
1 colher de chá de gengibre ralado
500g de abóbora aos cubos
400g grão cozido
100g de tomate em pedaços
300ml de caldo de gambas
400g de camarão cozidos e descascado
400 g de leite de coco
2 col. de chá de caril
½ colher de chá de curcuma
1 ½ colheres de chá de cominhos, em pó
1 ½ colheres de chá de coentros, em pó
1 mão-cheia de coentros, frescos
Sal marinho q.b.
Preparação:
Caldo de Camarão
Se já comprou o camarão cozido, aproveite as cabeças para ferver em água, com raiz de gengibre, uma malagueta e coentros frescos. Assim que levantar fervura retire do lume e reserve.
Caril
Coloque o óleo de coco, as cebolas, os dentes de alho picados, as malaguetas e o cardamomo ao lume, até a cebola ficar transparente.
Entretanto, triture o caju, rale o gengibre e reserve.
Acrescente ao refogado a abóbora, o caldo de camarão e deixe cozinhar durante 10 minutos. Em seguida, acrescente o camarão, o tomate em pedaços, o grão, o leite de coco com o caril misturado e deixe ao lume durante mais 5 minutos.
Por fim, acrescente o caju triturado, o gengibre ralado, a curcuma, os cominhos, os coentros em pó e o sal, e vá mexendo durante 5 minutos. Coloque o caril numa taça, salpique com coentros frescos picados e sirva com arroz basmati.
Já descobriram onde está o truque desta receita? Claro que não desfazendo todos os outros ingredientes, o que faz mesmo a diferença é o caldo de camarão, que além de fazer toda a diferença contribui para a reutilização deste ingrediente. E o que sobrou ainda vai servir para um arroz ou açorda de camarão, daqui a uns dias!
Bom apetite!
E amanhã é dia de voltar à vida!
It’s Up to You