As saladas são excelentes opções ao pão que é costume comer-se em quantidades anormais durante o tempo de praia e férias.
Há que ser criativo e pensar em soluções diferentes. A típica salada de alface, tomate e cebola é boa, mas para acompanhar umas sardinhas.
Uma da forma de tornar prática a realização das saladas é ter várias bases feitas de véspera, ou fazer no inicio da semana, de quinoa, arroz integral, bulgur, millet, lentilhas, e depois misturar duas bases de cores diferentes e acrescentar os restantes ingredientes, como vegetais, fruta, ervas aromáticas, etc.
A receita de hoje tem o contraste de cores base, branco e vermelho, da quinoa branca e do arroz integral.
Ingredientes:
– 1 chávena de quinoa
– 1,5 chávena de arroz integral vermelho
– ½ pepino
– 10 tomate cherry
– ½ requeijão
– 2 ovos cozidos
– 1 col. sob. de sementes de girassol
– 1 col. sob. de sementes de sésamo
– hortelã
– azeite
– vinagre ou limão
– sal a gosto
Preparação:
– Começar por fazer o arroz integral e a quinoa com alguma antecedência e guardar no frigorífico, para ficar fresco.
– Lavar o arroz, cozer com o dobro da água, um pouco de sal, durante 40 min.. Depois de cozido, mexer e guardar numa caixa no frigorífico.
– A quinoa deve ser demolhada umas horas antes e neste caso precisa de menos quantidade de água. Em vez do dobro, coloque 1 chávena e meia de água, com uma folha de louro e sal. Deixar ferver durante 10 min., mexer bem e guardar no frigorífico durante umas horas ou de véspera.
– Coloque numa saladeira o pepino, o tomate, as sementes, a hortelã e tempere com azeite, vinagre, uma pitada de sal, orégãos secos e misture muito bem. Em seguida junte colheradas de arroz e da quinoa à vez e envolva tudo.
Disponha o conteúdo por caixas, neste caso utilizei Lunch It, e distribua irmãmente o requeijão, mexendo novamente, já nas caixas, e coloque os ovos cozidos cortados por cima.
Ready to go!
It’s Up to You!
Raquel