Quando optei por ter uma alimentação mais saudável, há cerca de 4 anos, menos relacionada com a quantidade e mais preocupada com a qualidade dos alimentos, fui procurar formações nessa área e só encontrei workshop vegetarianos ou vegan. Não existia o meio termo.
O meio termo a que me refiro, passei a aplicá-lo e a partilhá-lo no blog após os primeiros workshops vegetarianos e vegan, o primeiro foi com Gabriela Oliveira, tem a ver com aumentar a variedade disponível às refeições e consumo de legumes, vegetais e leguminosas, como opção ou acrescento aos típicos acompanhamentos (massa, arroz, batata). O objetivo foi atingido e hoje não há refeição à mesa que não inclua “verdes” crus ou cozinhados :-).
O aumento no interesse pelos temas relacionados com o universo vegan, que se tem registando em Portugal, assim como em Lisboa, bem retratado na abertura de novos restaurante, lojas e cafés orientados para esta tendência, fez com que a empresa organizadora do evento VeggieWorld quisesse marcar presença na capital portuguesa, que dizem estar a tornar-se numa Veggie-City.
Depois de Paris, chega o momento do VeggieWorld Lisboa. Acontece já no próximo fim-de-semana, no Páteo da Galé, na Praça do Comércio, o maior evento vegan de Portugal, onde são esperados mais de 5000 visitantes, para fazerem uma tour por mais de mais de 40 expositores, que pela primeira vez vão ter a oportunidade de apresentar os seus produtos e serviços na capital do país.
No VeggieWorld vão estar representadas área alimentar, vestuário e calçado, cabeleireiro e tatuagens, associações de diversas índoles ligadas ao sector, agências de comunicação e marketing, para dar a conhecer o que o mercado tem de melhor para oferecer no universo vegan. O patrocinador oficial Celeiro contará com um espaço de exposição de destaque no recinto do evento.
Para além dos expositores, o espaço conta ainda com um auditório e dois palcos onde terá lugar um programa de workshops e apresentações relacionadas com o estilo de vida vegan. Gastronomia, moda, cultura, sustentabilidade, entre outros, serão temas em debate ao longo do fim de semana.
Do programa bastante diversificado do VeggieWorld destaco os seguintes palestas e showcoookigs que vou tentar não perder:
Sábado:
– 18:00: The benefits of a Global Vegan Network
– 18:30: Gastronomia Molecular: Tecnicas de maravilha aplicadas a vegetais
– 20:00: Prova de vinhos com base em emoções
Domingo:
– 12:30: Uma forma diferente e saudável de comer leguminosas de grão
– 14:00: Vegetais fermentados: fáceis de fazer em casa, saudáveis e saborosos
– 15:00: Activismo Vegano Eficaz
– 17:00: Comer Pão, mas barrado com… criatividade
A Bimby vai apresentar várias novas receitas nos dois showcookings de domingo, às 12h e 16h, uma delas já tive a sorte de aprender, testar em casa e recomendo! A receita fica guardada até à apresentação deste fim-de-semana.
“O céu é o limite para o VeggieWorld. É o sitio onde encontramos os temas certos no momento certo.”
Erika Köbler / VeNaLe – VereinNatürlich Leben e. V.
Apareçam!
It’s Up to You!
Raquel