* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Alimentação saudável para quem quer poupar

Processed with VSCOcam with f3 preset

A alimentação saudável está conotada como dispendiosa, mas nem sempre é assim.

Quando pensamos nos alimentos que são mais comprados quando o dinheiro não chega até ao fim do mês, os mais imediatos são as salsichas, a massa, o arroz, o puré embalado, a carne de porco e o fast food, produtos estes que podem e devem ser substituídos por opções mais saudáveis.

Aproveitando a parceria com o Peso Pesado Teen, fomos falar com a Nutricionista Mariana Chaves, a quem pedimos ajuda para identificar 10 produtos, ou mais, de baixo custo, que permitissem fazer diferentes refeições saudáveis, nutricionalmente completas e de baixo valor calórico.

Chegámos aos seguintes alimentos: a couve-flor, uma excelente opção para a sopa, a cebola, o grão, o feijão, as ervilhas, a cavala, a sardinha, o atum em lata, os ovos, a pescada, o frango, iogurtes, o leite e o pão, com grande teor de fibras.

A fruta e os legumes não precisam ser biológicos para fazerem parte de uma alimentação saudável. Para as famílias mais carenciadas, ser saudável pode passar apenas por conseguir introduzir estes alimentos na sua rotina alimentar. Se optarmos por consumir fruta da época, é possível encontrá-los a um valor mais baixo, em cooperativas ou, nas ainda pouco exploradas, hortas urbanas.

A Fruta Feia é um bom exemplo de cooperativa contra o desperdício alimentar. Com o objetivo de valorizar os produtos que os agricultores não conseguem escoar devido à aparência, vende semanalmente cabazes hortofrutícolas aos seus consumidores associados, a baixo custo (3,5€/ 4kg e 7€/ 8kg), nos pontos de entrega que podem ser consultados, assim como as restantes condições, no website.

fruta_ feia _ cabaz-pequeno

Imagem: Cabaz Pequeno da “Fruta Feia” (4kg)

fruta_feia_cabaz-grande

Imagem: Cabaz Grande da “Fruta Feia” (8kg)

Segundo a Nutricionista Mariana Chaves, “todas as frutas são aconselhadas aos concorrentes Peso Pesado Teen, desde que nas devidas quantidades”. Acrescentou ainda “os concorrentes variam bastante de frutas e consomem quase sempre, fruta da época: pêra, maça, uvas, kiwi, laranja, abacaxi, mas também morangos, enquanto houver, e melão”. A fruta preferida dos concorrentes antes da entrada no Peso Pesado era a banana, agora a Nutricionista espera que já existam outras frutas de eleição.

Partilhamos o calendário da fruta da época nacional, para podermos privilegiar as frutas a preços mais acessíveis, que acrescenta ainda, a composição nutricional e os benefícios destes “bons açucares”, a fruta!

O livro “Cozinha vegetariana para quem quer poupar”, de Gabriela Oliveira, é um excelente apoio para quem quer ter como aliados da sua vida, uma cozinha saudável a baixo custo.

Contactos da Nutricionista Mariana Chaves:

facebook 

www.marianachaves.pt

Tel.: 213828550

It’s Up to You ter uma alimentação saudável procurando alternativas que permitam ainda assim poupar.

Raquel

 

 

 

2 thoughts on “Alimentação saudável para quem quer poupar”

    1. Raquel Fortes diz:

      Muito boa mesmo! <3

Deixe uma resposta