* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Salada de Verão – Arroz Negro e Quinoa

Salada Arroz negro e quinoa

Dias quentes pedem refeições frescas. Esta salada de arroz negro e quinoa é uma das opções ideais para o verão, para levar para o trabalho, para a praia ou mesmo para servir ao jantar, seguida de um gaspacho.

Ingredientes:

– 1,5 chav. arroz negro

– 1 chav. de quinoa real branca

– 1 mão cheia de morangos

– 1 pepino

– 1 cebola roxa picada

– 1 alho picado

– 8 folhas de Hortelã picadas

– 1 molho pequeno de Salsa picada

– 1 folha de louro

– 2 colheres de sopa de Azeite

– Vinagre de Vinho Tinto Gallo

– Sal

– Pimenta

Preparação:

– Começar por fazer o arroz negro e a quinoa com alguma antecedência e guardar no frigorífico, para ficar fresco.

– Lavar o arroz negro, cozer com o dobro da água, um pouco de sal e 2 alhos esmagados durante 25 a 30 min., conforme aconselhado na embalagem. Depois de cozido, mexer e guardar numa caixa no frigorífico.

– A quinoa deve ser demolhada umas horas antes. Se não demolhar precisa de mais água durante a cozedura. Caso tenha demolhado, colocar o dobro da água da quantidade de quinoa, com uma folha de louro e sal. Deixar ferver durante 10 min., mexer bem e guardar no frigorífico durante umas horas.

– Coloque numa saladeira os morangos picados, o pepino, a cebola e o alho. Em seguida junte o arroz e a quinoa e envolva tudo. Junte a hortelã, a salsa, o azeite, o vinagre, o sumo de limão e mexa novamente. Por fim tempere com sal e pimenta e retifique os temperos.

Esta é a base para uma salada fria, mas pode variar em termos de cores, colocando quinoa tricolor com arroz integral e misturando outras frutas e legumes. Com imaginação é possível fazer-se inúmeras combinações diferentes.

Et voilà! Acabaram-se as sanduiches para a praia!

It’s Up to You!

Raquel

 

 

 

Deixe uma resposta