fbpx
* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Panquecas de abóbora

Panquecas de abóbora
Panquecas de abóbora inventadas com o alimento central da decoração da Andrea no últimoTrapézio Ttalk de Outubro – a abóbora.

Como inventar receitas de panquecas para mim é fácil sugeri logo panquecas de abóbora.

Pegando na receita base de panquecas, onde costumo usar apenas três ingredientes: banana, aveia e ovo, substituí a banana pelo puré de abóbora e tâmaras, mantive os ovos e acrescentei bebida vegetal. Quanto aos secos, em vez da farinha de aveia coloquei farinha de trigo sarraceno, uma opção igualmente isenta de glutén.

O bicarbonato de sódio e o limão fazem o mix perfeito para se conseguir uma textura fofa e as sementes de linhaça são um bom complemento nutricional. Deixo-vos a receita há muito pedida por quem as provou e aprovou no último evento do Trapézio Cowork.

Panquecas de abóbora

@ Andrea Portugal Deveza

Ingredientes:

1 chávena de abóbora cozida triturada em pouca água

3 tâmaras trituradas

1 chávena de farinha de trigo sarraceno

1 chávena de bebida vegetal (soja ou amêndoa)

1 ovos (se mão quiser usar ovos, junte mais 0,5 chávena de bebida vegetal)

1 col. de sopa de sementes de linhaça trituradas

1 col. de café de bicarbonato de sódio

1 col. de chá de canela em pó

1 col. de sopa de sumo de limão e raspas do limão

Pepitas de chocolate 70% cacau

Preparação:

Comece por cozer a abóbora em pouca água. Retire o excesso de água e triture.. Em seguida coloque as três tâmaras previamente demolhadas, 1 h no mínimo, no puré de abóbora, volte a triturar muito bem e reserve. Junte numa taça a farinha de sarraceno, as sementes de linhaça moída, a canela e o bicarbonato de sódio e misture. Coloque na liquidificadora, pela ordem seguinte, a bebida vegetal, o puré de abóbora, os ovos e o sumo de limão. Triture um pouco e em seguida coloque a mistura seca de forma faseada enquanto a liquidificadora faz a mistura. Verta o preparado para uma taça e coloque as raspas de limão por cima, misturando em seguida com uma colher.

Aqueça uma base de crepes ou frigideira, unte com óleo de coco e coloque duas colheres de sopa do preparado para fazer as panquecas de tamanho pequeno possíveis de se comer à mão. Pode colocar ou não pepitas de chocolate. Nas que levam coloca-se as pepitas por cimas da massa ainda crua e antes de as virar a primeira vez.

As panquecas de abóbora são uma excelente alternativa aos sonhos e rabanadas da época natalícia.

@ Andrea Portugal Deveza

 

Como topping podem colocar iogurte de kefir ou natural ou grego com mirtilos ou framboesas por cima.

Panquecas de Abóbora

@ Andrea Portuga Deveza

It’s Up to You

Raquel

Deixe uma resposta