fbpx
* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Bolo de Avelã

Bolo de Avelã
Bolo de avelã anti-stress seria o nome mais indicado. Uma manhã de domingo, que começou cedo mesmo sem despertador.

Acordei por volta das 8h30 a pensar que era domingo e que podia dormir mais. Segundo pensamento “espera aí que é dia de Maratona, e não é de uma qualquer, mas a de Valência…”.

Fui até à cozinha beber um copo de água e por lá permaneci, na divisão da casa que mais me tranquiliza. E, como não estava com grande apetite para começar um longo pequeno-almoço de domingo, decidi fazer um bolo de avelã.

Quando o bolo saiu do forno já algumas lebres tinham chegado à meta, mas a maratona ainda ia longe de terminar para alguns corredores, e para mim que só me desliguei quando o último amigo corredor passou a linha da superação!

Bolo de avelã

Ingredientes Bolo de Avelã:

4 ovos

6 col. sopa de óleo de coco

2 col. sopa de mel ou melado de cana (ou mel)

1,5 chávena de açúcar de coco

1 chávena de mix de farinhas sem glúten

1 chávena de farinha de espelta

1/4 de chávena de farinha de avelã

1 col. chá de fermento em pó

1 pitada de sal

1 col. café de canela

1/2  col. café de noz moscada

1 col. chá de extrato de baunilha

1/3 chávena de bebida vegetal sem adição de açúcar (ou leite)

Preparação:

Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC. Comece por misturar os ingredientes secos numa tigela (farinhas, fermento, canela, noz moscada e o sal). Depois bata o óleo de coco derretido com o açúcar de coco, até obter uma mistura homogénea. Acrescente os ovos, batendo bem, seguido o extracto de baunilha e o mel.

Em seguida coloque aos poucos os secos, misturando-os bem entre os acrescentos, até ficarem todos os ingredientes bem misturados. A meio acrescente a bebida de soja e por fim o que faltava das farinhas.

Unte uma forma de bolo inglês com um pouco de óleo de coco e papel papel vegetal por cima e leve ao forno pré-aquecido durante 45 minutos.

Como topping do bolo de avelã sugiro uma colher de sopa de iogurte de amêndoa ou de soja com avelã picada e mirtilos, ou apenas doce de frutos vermelhos, sem adição de açúcar, com avelã picada.

Espero que gostem!

Bolo de avelã

It’s Up to You!

Raquel

 

Deixe uma resposta