fbpx
* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Panquecas fofas e super saudáveis

Panquecas super fofas e saudáveis

© Andrea Portugal

Quando fazemos panquecas sonhamos sempre com um resultado super fofo. Quando são sem gluten a tarefa complica-se e temos de escolher muito bem a farinha ou aplicar o truque de misturar duas farinhas. Há no entanto uma farinha isenta de glúten, rica em ferro e vitaminas, que nos facilita a vida. É muito leve e dá às panquecas essa mesma consistência.

A Teff é uma farinha proveniente de um grão de cereal semelhante ao milho-miúdo ou painço, originário da Etiópia. Vem sendo referida pelos nutricionistas como o novo superalimento, pelas suas inúmeras propriedades funcionais. O seu consumo auxilia no controlo do peso e dos níveis de glicose no sangue, sem contar que o teff é rico em hidratos de carbono de digestão lenta e em aminoácidos essenciais como a lisina – fundamental para metabolizar o cálcio e combater alguns tipos de vírus. É rico em ferro, cálcio, fibras, vitaminas K,  que funcionam como uma proteção para doenças cardíacas e atuam na coagulação e cicatrização – e as do complexo B, principalmente B1 e B2, essenciais para a produção de energia celular pela sua ação metabólica.

A receita que fiz para o “Yoga & Brunch” deste mês em São Miguel, nos Açores, resultaram muito bem. Numas coloquei pepitas de cacau, noutras rodelas de banana fininhas, e outras sem nenhum topping por cima.

A  receita que coloco em baixo dá para entre 10 a 12 panquecas médias.

Ingredientes:

– 3 ovos

– 150ml de bebida de arroz

– 200g farinha teff

– 2 bananas

– 1 col. café e canela

– 1 col. chá de fermento

– petitas de chocolate 70% cacau

– 1 pitada de sal

Preparação:

Comece por colocar na liquidificadora os ovos, a bebida vegetal e as bananas. Em seguida acrescente a farinha, o fermento, a canela, as raspas de limão e o sal e deixe triturar durante cerca de 3 minutos.

Aqueça a placa de crepes ou uma frigideira anti-aderente e espalhe ½ col.de café de óleo de coco. Coloque várias porções do preparado na placa, pepitas de chocolate por cima ou rodelas de banana (opcional), e quando começar a fazer bolhinhas, vire-as e passado pouco tempo e estão prontas.

Pode ainda torná-las salgadas ao não adicionar qualquer tipo de adoçante, neste caso, as bananas.

It’s Up to You!

Raquel

 

Deixe uma resposta