Idade: 22 anos
Profissão: Licenciada/ desempregada
1 – Num dia de semana, sem muito tempo, o que costuma tomar ao pequeno-almoço?
Não faço os habituais batidos, opto por fruta com sementes de chia ou canela e uma caneca de chá verde.
2 – Qual a refeição do dia que dá mais importância e porquê?
Pequeno-almoço. É a primeira refeição do dia e acaba por ser um almoço só que em menos quantidade e com outro tipo de ingredientes, de preferência feitos por nós e o mais saudável possíveis.
3 – Costuma beber água ou outras bebidas às refeições?
Deixei de beber sumos (bebo muito de vez em quando, num aniversário ou pouco mais). Tanto nas refeições como durante o dia, costumo beber muita água e vários tipos de chá: cidreira, verde, caseiros…
4 – Qual o alimento que não passa muito tempo sem comer?
Quase todos os dias como bananas, cenoura e cebola (no forno e cozida).
5 – E qual a “relação” que tem com os legumes? Paixão, amor ou ódio?
Paixão sem dúvida. Desde que morei com uma amiga minha que é vegetariana, não só dei valor às suas ideologias e forma de estar na vida, como também evitei determinados produtos, comida processada e alguns alimentos, dando grande prioridade aos legumes, legumes cozidos, legumes na sopa, legumes no forno.
6 – Come apenas quando tem fome?
Passo o meu dia a comer em pequenas quantidades e de forma moderada.
7 – Faz exercício físico? Quantas vezes por semana? E qual/quais?
Frequentava zumba mas pretendo voltar a fazer algum tipo de atividade, sei que me faz falta mas nunca sei por onde começar e o que fazer sem ter que frequentar um ginásio por exemplo.
8 – Quando está num pico de stress, pensa, agora punha tudo de lado e ia … (fazer o quê)?
“De férias” uns 2, 3 dias para dar prioridade às minhas ideias e projetos.
* Fotografia de uma receita muito saudável: Papa de banana, com aveia, 2 figos com sumo de limão e sementes de chia.
Resposta It’s Up to You
Olá Maria! Muito Obrigado pela sua partilha!
Obrigado pela sua foto, sem dúvida inspiradora! Inspira e incentiva à prova de novos alimentos, naturais que formam sem dúvida o coração de uma alimentação saudável.
É uma pessoa interessada e conhecedora de alimentos que nos são altamente benéficos e cada vez mais o elixir para um corpo bem nutrido. Refiro alguns que referiu e que estão no topo dos melhores, como, a aveia, a chia, a banana, fruta fresca e figos. Aproveitando a sua deixa, fica uma dica para o seu pequeno-almoço (PA) que como disse e muito bem é uma refeição essencial, que deve ser completa e que pode bem assemelhar-se ao almoço embora em porções reduzidas. Deverá introduzir uma fonte proteica de elevado valor nutricional, seja o ovo ou um iogurte natural ou requeijão, associada à fruta polvilhada com chia ou outras sementes e o chá verde. Terá um PA nutritivo que garante energia e saciedade.
Relativamente à questão do exercício físico, enquanto não decide para onde ir ou o que praticar, poderá começar já a libertar energia durante uma caminhada diária ou 4 vezes por semana (pelo menos!) (45’ a 60’), não só previne a acumulação de gordura como se libertará da tensão do dia-a-dia, sentindo-se mais leve e com o humor em alta para então decidir pela sua atividade física de eleição.
A mudança de hábitos acontece a quem se permite aprender e experimentar e a Maria é um bom exemplo de quem se deixou influenciar, no bom sentido, por alguém (seu amigo).
It’s Up to You!
Joana Ávila _ Nutricionista