Chegámos à primeira semana de Outubro e por alguma razão a sugestão da semana no Planner “Sonhe. Planeie. Alcance as Estrelas.”, da minha co-autoria, calhou-me a mim é sobre despensa saudável.
Estamos no início de um novo ano letivo, a mehor altura do ano para melhorarmos os hábitos alimentares!
Depois de um último semestre de quarentena, em que as rotinas foram bastante diferentes para todas as famílias, podemos e devemos tirar partido das boas mudanças desses tempos e tentar aplicá-las ao regresso a um “novo normal”.
Uma das minhas boas mudanças “forçadas” pela quarentena foi a gestão de despensa rumo ao zero desperdício. O facto de irmos menos vezes às compras e de comprar em maiores quantidades criou-me a necessidade de encontrar mecanismos para desperdiçar o mínimo de comida possível.
Sabia que nem tudo o que é saudável é sustentável?
Segundo o “Global Food Report” a produção de 1kg de chocolate envolve o consumo de 17,196 litros de água. E para mal dos pecados dos amantes de chocolate preto, a produção deste chocolate tem um impacto hídrico maior do que a do chocolate de leite.
No topo da lista de alimentos que consomem mais água no seu circuito de produção está a carne vermelha, de onde podemos concluir que uma dieta de base vegetal é uma das medidas mais sustentáveis que podemos aplicar no nosso dia-a-dia. Partilho convosco a ideia “Vegetariano por um dia” para puxarem pela vossa criatividade na utilização de vegetais e legumes.
Saber de onde vêm os alimentos, a sua produção e impacto ambiental, é meio caminho andado para fazer escolhas mais sustentáveis. A forma como e onde compramos, como organizamos e conservamos os alimentos vai fazer toda a diferença na redução do desperdício alimentar que pode ser produzido dentro das nossas casas. Segundo as Nações Unidas, 1/3 da comida produzida não chega a ser consumida.
Se já era importante ter uma despensa saudável para ajudar na criação de hábitos de alimentação saudável, as compras ajustadas a um planeamento de refeições ajuda em muito a redução do desperdício alimentar. No livro “Crianças Saudáveis, Famílias Felizes”, que lancei em 2017, podem encontrar uma proposta de planeamento semanal de refeições saudáveis para toda a família, validado pela Nutricionista Joana Ávila.
Mas como passar à prática é o que faz a diferença, temos à vossa disposição o serviço Healthy Shopper Adviser, agora 100% online, através do qual é possível aprender a fazer compras saudáveis e sem desperdício. Como tudo acontece? Chegamos a um padrão alimentar da família através da resposta a um questionário, onde são referidas eventuais intolerâncias ou alergias a alimentos, e a partir do qual montamos uma lista de compras de acordo com um planeamento de refeições ajustado aos gostos e preferências da família.
Do que está à espera para ter uma alimentação mais saudável e sustentável!
It’s Up to You!
Raquel