* DÁ FORMA A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL *

Sumo Verde pré-treino

Processed with VSCO with f2 preset

O sumo de verde de hoje é indicado para quem vai treinar ou para o controlo do colesterol. E porquê? A resposta está na aveia, ou melhor, indo mais a fundo, nos farelos de aveia.

A aveia foi um dos primeiros alimentos a receber o título de funcional uma vez que, além de fornecer substâncias essenciais ao organismo, é capaz de prevenir certas doenças. É um hidrato de carbono de absorção lenta, o que faz com que o açúcar seja enviado de forma muito gradual para o sangue, sendo utilizado apenas como fonte de energia imediata, não se acumulando em forma de gordura. Deixa-nos satisfeitos durante mais tempo e dão energia. Também é uma fonte rica em proteína, como tal um ótimo aliado a quem faz exercício físico, ajudando a aumentar o volume da massa muscular ao reconstruir o músculo, fortalecendo-o enquanto dorme.

O farelo de aveia, ao contrário dos flocos, provém da camada externa do grão e, por isso, conta com a maior concentração de fibras Beta-glucanas – são 9 gramas para cada 100 do farelo. Pode ser colocado sobre um prato já pronto, sumos, ou ser misturado à massa de pães, bolos, bolachas, entre outros.

Numerosos estudos demonstraram que o consumo diário de 3 gramas de beta-glucano de aveia (corresponde a 30 grs de farelo de aveia) por dia reduz o colesterol no sangue e mantém as taxas de açúcar no sangue na quantidade certa.

Os benefícios do beta-glucano de aveia foram amplamente testados e comprovados pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos  (AESA) e pela Agência Norte-Americana FDA.

Agora a receita do sumo para passarmos à prática :-).

Ingredientes (dois copos de sumo):

– 1/2 manga (madura)

– 2 mãos cheias de espinafres

– 2 col. sopa de coentros

– 2 col. sopa de farelos de aveia

– 1 col. café de spirulina

– 1 col. café (mal cheia) de canela

– 100ml de água (ir acrescentado, consoante a consistência e sabor pretendidos)

Preparação:

Colocar na liquidificadora, primeiro a manga, depois os espinafres, os coentros, em seguida os farelos de aveia e a água por cima. Triturar tudo muito bem, até ficar líquido e homogéneo. Acrescentar a spirulina e a canela e voltar a triturar.

Bom treino!

Raquel

It’s Up to You!

 

 

 

Deixe uma resposta