Desde sempre que a tarte de maçã é uma das minhas sobremesas de eleição. Na realidade todos os doces que incluam maçã o são: puré de maçã, bolo de maçã, crumble de maçã… fazem todos parte do meu top 10 de sobremesas.
Fui ver as receitas que tenho no blog com maçã e cheguei à conclusão que não são assim tantas, por isso é algo que passarei a partilhar com maior regularidade.
Antes de partilhar a receita de hoje, destaco o bolo de maçã que, pelas partilhas que tenho recebido, já ganhou muitos adeptos.
Já partilhei também uma tarte de maçã com uma base diferente, que podem ver aqui.
Desta vez partilho uma tarte de maçã sem glúten, com o mesmo recheio da receita anterior, mas com uma base diferente. Porquê:
- esta é mais rica do ponto de vista nutricional
- funciona muito bem como pré-treino
- as tâmaras que dão muita energia
- a aveia, enquanto hidrato de carbono de absorção lenta, faz com que a energia se mantenha no organismo por mais tempo
- a amêndoa é uma boa fonte de magnésio e cálcio
Convencidos? Se sim, agora só falta porem mãos à obra!
Ingredientes:
Base:
– 200g de farinha de aveia
– 150g de farinha de amêndoa ou amêndoas trituradas
– 10 tâmaras medjool
– 70g de óleo de coco
– 1 pitada de sal
Recheio:
– 6 maças reinetas grandes
– 3 c. de sopa de água
– 1 c. de café de canela em pó
– raspa de 1 lima
Cobertura:
– 2 maças rainetas médias
– ½ chávena de água ou sumo de maça natural
– 1 c. de sobremesa de ágar-ágar em pó
– 3 c. de sopa de xarope de agave (opcional)
Preparação:
Comece por triturar as tâmaras com duas colheres de água morna. Em seguida coloque numa taça as farinhas, a canela e o sal. À parte misture o óleo de coco e a pasta de tâmaras. Coloque as farinhas na mistura liquida e misture até ficar com uma bola que se despegue. Deixe repousar 15 minutos no frigorífico.
Descasque as maças, corte duas fatias fininhas com sumo de lima por cima e reserve. Coloque as restantes no tacho e leve a cozer com um pouco de água e um pau de canela tapadas, durante 10 a 15 minutos.
Estenda a massa com a ajuda do rolo e coloque-a numa forma de tarde, pique o fundo e leve ao forno pré-aquecido a 180º, durante 15 minutos.
Retire as maças do tacho e triture ou desfaça com um garfo. Se achar que tem água a mais, retire o excesso, antes de triturar.
A seguir retire a base do forno e coloque o recheio da maça polvilhado com raspa de lima ou limão e canela. Disponha as tiras de maça guardadas, disponha-as em forma de flor, polvilhe com canela e verta a mistura gelatinosa do ágar-ágar ainda morna.
Espero que gostem!
It’s Up to You!
Raquel