As papas de aveia são sempre uma boa opção de pequeno-almoço para quem treina. Sabe porquê?
A aveia como hidrato de carbono de absorção lenta que é faz com que a energia se mantenha no organismo durante mais tempo do que os hidratos de absorção rápida. Além disso também é excelente fonte de fibras solúveis, nomeadamente um tipo de fibra especial conhecida por beta-glucano. Estas fibras têm como efeito benéfico ao nível da diminuição dos níveis de colesterol no sangue e uma ação imunomodeladora, aumentando a eficácia do sistema imunológico.
Caso esteja a pensar fazer um treino de corrida acima de 1h faz sentido ingerir umas papas de aveia uma hora antes do treino.
Ontem à noite, “discutia-se” entre corredores o que era um bom pequeno-almoço antes de uma prova de corrida e as papas de aveia foram mencionados por algumas pessoas. Resultado, hoje de manhã, sugestionada pela conversa de véspera, mesmo sem ir correr, resolvi deliciar-me com esta deliciosa receita.
Ingredientes:
– 2 a 3 colheres de aveia
– 6 col. sopa de água
– umas gotas de limão ou uma lasca da casca
– 1 banana
– 1 kiwi
– 6 arandos
– 1 colher de café de chia
Preparação:
Colocar um pouco de água a ferver, juntar umas gotas de limão (opcional) e umas colheres de flocos de aveia, até ficarem submersos, e vai-se mexendo até ficarem com a consistência desejada. Acrescenta-se 3/4 de uma banana esmagada, para ficar mais doce e nutritivo e uma colher de café de chia. Mexe-se mais um pouco e deixa-se repousar. A seguir corta-se 1/3 da banana em lascas, um kiwi aos cubos e coloca-se por cima, junto com meia dúzia de arandos (fruto similar aos mirtilos).
A versão light, para quem não vai fazer exercício físico, ou simplesmente está focado(a) em perder uns quilinhos até ao verão, é simples, retira-se a banana e mantém-se tudo o resto!
Qual a vossa versão preferida? A mais doce, como banana, ou a versão light?
It’s Up to You!
Raquel