Nos sumos desta semana a cor predominante foi o roxo. É bom irmos variando na cor do que comemos e bebemos porque isso quer dizer que estamos a ingerir alimentos diferentes. O sumo de hoje é de mirtilos com adição de “açúcar” natural.
Ao aperceber-me que não havia bananas, maças, nenhuma fruta fresca, um cenário de horror, fui ao congelador ver o que para lá havia esquecido, e feliz fiquei ao ver um pacote de mirtilos.
Como ando um pouco habituada ao doce da banana nos sumos, pensei logo no adoçante natural que iria acrescentar à combinação dos mirtilos com courgette, gengibre e hortelã, as tão afamadas tâmaras.
Os mirtilos além de ser um fruto com poucas calorias, diminuem os níveis de açúcar no sangue, logo permitem a “ousadia” do acrescento de duas tâmaras :-). São também um excelente antioxidante, assumindo a função de proteger o organismo do envelhecimento das células, doenças degenerativas e infeções.
Ingredientes (dois copos grandes):
– 1,5 chávena de mirtilos
– 2 tâmaras medjool
– 0,5 courgette
– 6 folhas de hortelã
– 1 pedaço de gengibre (do tamanho de uma colher de chá)
Preparação:
Colocar todos os ingredientes na liquidificadora, pela ordem do mais pesado e denso para o mais leve, e triturar durante 2 minutos.
Se quiserem ver uma explicação mais pormenorizada de com fazer sumos vitaminados e nutritivos para começar o dia cheios de energia podem ver aqui.
Quando chegou a altura de fotografar o sumo, entre pequenos-almoços e lancheiras por preparar, houve alguém que insistia em não sair da frente :-).
Boa sexta-feira e bom fim‑de‑semana!
It’s Up to You
Raquel