Tomar o Pequeno-Almoço antes ou depois de treinar?

image

Treinar antes do pequeno-almoço ou depois do pequeno-almoço é uma decisão que deve ter em conta: o tipo de treino e a regularidade do mesmo.

Para quem já tem hábito de treino de 1h ou mais (ex. corrida; máquinas de cardio no ginásio, treino muscular e aeróbico, etc.) poderá treinar em jejum se, e só se, na véspera tiver feito uma refeição completa ao jantar com especial destaque para os hidratos de carbono (ex. arroz ou batata-doce) e proteínas (carne branca ou vermelha ou peixe, ex. atum). Mas se não se enquadra no perfil anteriormente descrito, deverá optar por hidratos de carbono de absorção rápida, como por exemplo, barras de sementes, banana com um quadrado de marmelada 30’ antes do treino. Outra condição é beber água (ou uma bebida isotónica).Hidratar o corpo antes, durante e após o exercício físico é obrigatório!

Logo após o treino deverá fazer o seu PA com um bom reforço proteico e hidratos de carbono (HC), como os exemplos que damos em seguida:

– Ovo mexido (1 ovo inteiro+2 claras) +1 fatia de pão+ taça de fruta (2 tipos), chá ou café;

– Nestum de arroz + uma colher de sopa de mel e frutos secos;

– 1 Iogurte com sementes de chia (deve deixar repousar as sementes cerca de 15’ antes de consumir), 1 gelatina e 1 banana;

Se optar por tomar o pequeno-almoço antes de treinar, neste caso, a preocupação deverá passar por não encher demasiado o estômago e optar por alimentos de fácil digestão. Poderá dividir o seu PA em dois, optando por uma fonte de HC antes (por ex. 1 banana ou ½ ou 2 quadrados de chocolate preto) e uma fonte de proteína depois (ex. ovo cozido ou mexido, 1 iogurte natural, 1 porção (1 chávena de café cheia) de uma mistura de frutos secos (partidos grosseiramente) e sementes (amêndoa, noz, avelã, semente de girassol, abóbora, etc.).

It’s UP to You escolher a melhor altura para tomar o pequeno-almoço!

Joana Ávila _ Nutricionista